Hotéis e pousadas voltam a funcionar em Caldas
Um decreto baixado pelo prefeito Alexsandro Conceição Queiroz, nesta terça-feira, 11, autoriza o funcionamento de hotéis, pousadas e chalés no município de Caldas a partir do dia 14 de agosto. A medida foi tomada após adesão ao Minas Consciente, o qual o município está inserido na Onda Amarela, possibilitando a flexibilização de diversos setores da economia, entre eles os meios de hospedagem.
Pelo decreto o setor hoteleiro terá que dividir os hóspedes em quatro faixas: os pertencentes aos grupos de risco; profissionais de saúde e pessoas que tiveram contato com infectados pela COVID-19; clientes com suspeita ou diagnóstico positivo para o Coronavírus e demais hóspedes.
Os Hotéis e Pousadas só poderão ter ocupação máxima de 40% (quarenta por cento) da sua capacidade total e deverão seguir normas direcionadas para o setor.
O check in e check out deverão ser feitos de forma online ou por telefone. Os apartamentos desocupados deverão ser devidamente higienizados e permanecer desocupados por 72 horas. Além disso, a limpeza e desinfecção dos apartamentos deverão ser adotadas técnicas e produtos hospitalares.
Ainda como medidas preventivas todos os hóspedes e funcionários deverão usar máscaras de proteção. Os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel em pontos visíveis e estratégicos e a cada atendimento higienizar o balcão da recepção e sanitários comuns a cada utilização e, periodicamente, as áreas sociais.
Segundo o decreto ainda como medidas preventivas as chaves ou cartões dos apartamentos deverão ser higienizados antes de serem entregues aos hóspedes, no check out deverá haver um recipiente para que os hóspedes depositem as chaves ou cartões, sem a necessidade de contato humano. As máquinas de cartão, teclados e mouses deverão ser envelopados e higienizados.
Para evitar a contaminação não será permitida a exposição de objetos, como, livros, revistas e objetos de decoração.
Os estabelecimentos deverão disponibilizar aos hóspedes manuais com protocolo interno com procedimentos de prevenção ao COVID 19 e reforçar o uso correto dos EPI´s, além de medir a temperatura dos hóspedes e funcionários diariamente.
Ainda como medida preventiva um tapete sanitizante na entrada de cada estabelecimento. Não será permitido o transporte de bagagem por parte dos funcionários tanto na chegada quanto na saída do hóspede e como forma de garantir ainda mais a segurança o hóspede poderá optar se quer receber ou não o serviço de quarto.
Para as refeições, o estabelecimento deverá entrar um cardápio do dia ao hóspede para que seja feito o agendamento do horário e o uso do refeitório para que não haja aglomeração.
O uso de áreas sociais e atividades de lazer, como piscina, sauna e academias permanece proibido.
A abertura para o turismo é restrita, sendo permitida a entrada apenas de carros de passeio no município. Vans e ônibus turísticos ainda não poderão circular pela cidade. Durante a abordagem nas barreiras sanitárias, os visitantes deverão apresentar a reserva feita no hotel, pousada ou chalé, porém todos terão a temperatura aferida e caso alguém apresente algum sintoma da Covid-19, a entrada no município será vetada.
Mesmo com a liberação do funcionamento de hotéis, pousadas e chalés, o Balneário de Pocinhos do Rio Verde permanece fechado, atendendo as restrições da Onda Amarela.
Até o momento Caldas tem 49 casos positivos confirmados, sendo que 46 pacientes são considerados recuperados, 02 seguem em isolamento domiciliar e 01 pessoas está internada em UTI. O município não registrou nenhum óbito causado pela doença.