Governo de Minas autoriza o retorno das aulas presenciais
O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 23, durante uma entrevista coletiva realizada em Belo Horizonte. De início deverão retornar as aulas presenciais para os alunos do 3º ano do ensino médio, que vão participar do ENEM. Além da rede estadual as instituições de ensino superior estão autorizadas a retornar as atividades presenciais a partir da próxima semana.
De acordo com a Secretária de Estado de Educação, Julia Santana, de início as escolas estão sendo preparadas para receber os alunos do 3º ano para que não sejam prejudicados com os preparativos para o Exame Nacional do Ensino Médio e consequentemente, com uma chance de ingressar no ensino superior.
Na próxima semana serão divulgados os protocolos sanitários voltados tanto para a rede pública e particular, para que as instituições possam se programar e planejar as medidas preventivas contra a Covid-19, de acordo com as orientações e determinações do Minas Consciente.
De acordo com o Governo de Minas, apenas as escolas públicas e privadas das regiões inseridas na Onda verde poderão retornar com as atividades presenciais.
Ainda segunda a Secretária de Estado de Educação, os alunos não serão obrigados a retornar para a escola na forma presencial na rede estadual. A estratégia remota será mantida.
A Secretaria de Educação juntamente com as Regionais de Ensino estão elaborando um planejamento, baseado num levantamento feito sobre a realizada das mais de 3.600 escolas públicas estaduais de Minas para que o retorno das demais séries possa ser feito de forma gradual, porém dentro das medidas preventivas e com segurança e assim como no 3º ano do ensino médio, a presença do aluno na escola não será obrigatória. Porém ainda não tem uma data definida de quando isso deverá acontecer.
Mesmo com o retorno presencial, os professores e servidores que pertencem aos grupos de risco ou têm comorbidade vão continuar trabalhando de forma remota.
De acordo com o Governo de Minas o protocolo deve ser divulgado até a próxima quarta-feira, 30, e logo em seguida as instituições de ensino superior já estão autorizadas a funcionar de forma presencial, desde que atenda as determinações do protocolo e que o município esteja na Onda Amarela.
Ainda de acordo com o Governo de Minas as escolas particulares dos municípios que estiverem na Onda Verde estão autorizadas a funcionar a partir do dia 5 de outubro, porém devem seguir as medidas preventivas de acordo com o protocolo.
O Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, informou ainda que os municípios também estarão autorizados a retornar com as atividades presenciais, porém a decisão caberá aos prefeitos.
No caso da regressão de uma região para uma onda inferior, as escolas não precisaram interromper as aulas presenciais, mas terão que seguir outro protocolo com medidas mais restritivas, para que não haja prejuízo ao aprendizado.
Boa tarde, só para esclarecer, as escolas de educação básica só estão autorizadas a abrir se a cidade estiver na onda Verde, e se assim o Município permitir, a ultima decisão é do Município