Shopping Poços de Caldas tem ponto de arrecadação de lenços e exposição digital para Outubro Rosa
Outubro é marcado pela luta contra o câncer de mama e o Shopping Poços de Caldas se une mais uma vez a esta causa. Neste ano, haverá arrecadação de lenços para pacientes oncológicas da cidade e uma exposição digital para homenagear a força de mulheres que enfrentam ou enfrentaram esta batalha.
A partir desta segunda-feira (26) a Associação Lenços ao Vento (ALV), que ampara pacientes em tratamento contra o câncer e renais crônicos em Poços de Caldas, vai instalar um posto de coleta de lenços no Acesso A, em frente ao Vila Sul Supermercado.
As doações serão entregues às pacientes e ajudam diretamente no resgate da autoestima no momento delicado do tratamento.
Exposição digital
A Exposição Nossos Retratos, que aconteceu no Acesso B do empreendimento em 2019, agora ganha versão digital nas redes sociais do Shopping Poços de Caldas. A homenagem é feita para mulheres que enfrentam ou enfrentaram o tratamento contra o câncer de mama.
“Mesmo sem os eventos presenciais neste ano, não poderíamos deixar de participar de alguma forma desta campanha tão importante que é o Outubro Rosa. Nossa intenção é levantar discussões sobre o assunto, já que o conhecimento do problema também faz parte da solução de alguma forma”, ressalta Wagner Fernando, superintendente do Shopping Poços de Caldas.
Prevenção e diagnóstico precoce
A Climepe Total, parceira do Shopping Poços de Caldas, convidou o oncologista Tobias Engel, do CIOP, para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce nos casos de câncer de mama. O médico aponta que, no Brasil, são diagnosticados em média 60 mil novos casos de câncer por ano. “Por isso, é tão fundamental que voltemos nossas atenções aos fatores que podem ajudar a diminuir esses números tão altos, e eles são: a prevenção, e principalmente o diagnóstico precoce”, destaca o oncologista.
Como prevenir?
O doutor Tobias Engel explica que não há formas específicas de prevenir o câncer de mama, mas que os hábitos saudáveis são os melhores aliados à prevenção. “É difícil estabelecer ações que previnam de forma completa ou específica o câncer de mama, porém existem sim, hábitos que irão diminuir as possibilidades de isso acontecer. O principal, portanto, é assumir um estilo de vida mais saudável, se alimentando bem, fazendo atividades físicas e evitando a ingestão de bebidas alcóolicas. Todos esses fatores combinados podem representar até 28% a menos de chances de desenvolver a doença”.
Como diagnosticar?
De acordo com o oncologista, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar que vidas sejam perdidas por complicações com esse tipo de câncer, e ressalta que a probabilidade de cura é de 90% quando diagnosticado nos estágios iniciais. “O principal ponto que devemos defender e conscientizar é a respeito do autoconhecimento, a mulher precisa conhecer o próprio corpo, é extremamente necessário que haja essa relação dela consigo mesma, e isso é importante não só para a prevenção do câncer de mama, mas também para ser mais saudável e se cuidar melhor”, destaca.
“O autoexame, que tanto falamos, nada mais é do que um procedimento de autocuidado, de descoberta e busca por alterações na mama, que podem ser indicativos de problemas. Por isso, o autoexame e autoconhecimento é tão necessário, para que ao mínimo sinal de mudança nos seios, a mulher possa buscar ajuda, e se for o caso, já iniciar o tratamento o mais cedo possível, aumentando muito as chances de sucesso”, finaliza o médico.