DiversosNotíciasUtilidade pública

Casa de Passagem Trilhar é beneficiada com ação voluntária da Alcoa

Exercer o voluntariado em tempos de pandemia exige muita criatividade, o que não falta aos voluntários da Alcoa em Poços de Caldas. Eles têm se desdobrado para continuar contribuindo com a comunidade e o resultado foi a realização da terceira ação comunitária de 2020 (3º ACTION), realizado de 20 a 29 de outubro, beneficiando a Casa de Passagem Trilhar, que oferece acolhimento provisório a pessoas em situação de rua, desabrigo ou abandono.

Voluntários da Alcoa ministraram palestras para atendidos da Casa de Passagem Trilhar

Cerca de 25 atendidos pela instituição participaram de palestras, ministradas presencialmente por voluntários, com os temas Motivacional, Saúde e Autocuidado e Mundo do Trabalho.

Anteriormente, os voluntários passaram por capacitação e promoveram uma roda de conversa, presencial e online, onde puderam conhecer um pouco mais os atendidos e a dinâmica da instituição. “No primeiro momento eles ficaram um pouco tímidos, mas depois foram se soltando e interagindo com a gente”, destaca Emily Castilho, da Equipe Líder de Relações Comunitárias (ELRI). “Para nós foi bacana conhecer realidades diferentes. Nos surpreendemos muito com algumas histórias”.

​“Esta interação da sociedade com a Casa de Passagem é muito importante e ajuda na socialização dos atendidos”, explica Cláudia Helena Gonçalves Oliveira, Assistente Social da Trilhar. “Os internos conseguem entender a importância deles na comunidade, a redescobrir suas capacidades, talentos e qualidades, e perceber que não são invisíveis e as pessoas se importam com eles. Um projeto como este restaura a vontade de viver”.

Além das palestras, a Casa de Passagem Trilhar ainda receberá R$ 10 mil, recursos do Instituto Alcoa. “Este dinheiro será direcionadoà compra de um veículo para a instituição, que será utilizado para buscar doações e transportar acolhidos quando necessitarem de atendimento externo”, conta a assistente Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.