Funcionários dos Correios são afastados por suspeita de Covid-19
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Minas Gerais emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, cobrando medidas preventivas para o Centro de Distribuição dos Correios de Poços de Caldas e para a agência central depois que dois funcionários testaram positivo para Covid-19 e outros 11 estão afastados das atividades.
Em nota o sindicato informou que a preocupação maior é com os trabalhadores do Centro de Distribuição, onde inclusive o gerente do setor está internado e aguarda por resultado de exames.
Além do CDD, na agência central uma funcionária também afastada por precaução, uma vez que o filho dela apresentou os sintomas da doença. A funcionária será submetida ao teste nesta terça-feira.
A nota ainda informa que foi solicitada à Empresa dos Correios e à Secretaria Municipal de Saúde que sejam realizados testes nos demais funcionários e que possa ser realizada a desinfecção do Centro de Distribuição.
Em nota a assessoria de comunicação dos Correios informou que a estatal vem adotando sucessivas medidas de proteção à saúde de seus empregados, clientes e fornecedores, em função da pandemia do novo Coronavírus. Em respeito aos valores institucionais, a empresa compartilha informações sobre seu efetivo somente com as autoridades competentes.
A estatal está acompanhando a situação de saúde do efetivo, prestando o apoio necessário, e também atuando para garantir o bom funcionamento das atividades operacionais.
Vale destacar que, ocorrendo a suspeita de contaminação por empregado dos Correios, a empresa coloca em prática, imediatamente, seu protocolo de medidas de prevenção à Covid – 19. Além disso, de maneira contínua, os empregados são orientados quanto aos cuidados básicos de higiene e procedimentos de limpeza dos ambientes e equipamentos.
A empresa também disponibilizou a todos os empregados álcool em gel e máscaras laváveis, squeeze para os empregados da área de distribuição, suspendeu a assinatura do destinatário na entrega de objetos postais, evitando assim compartilhamento de objetos com o cliente externo, instalou painéis de acrílico em mais de 5 mil guichês de atendimento e nos centros operacionais e promoveu a reorganização das estações de trabalho para manter o distanciamento recomendado.
Os Correios estão trabalhando, diariamente, para viabilizar, com segurança e de forma transparente, a continuidade de suas atividades, essenciais para atender a população.