NotíciasSaúde

Há um ano Poços registrava o primeiro caso positivo de Covid-19

Há exatamente um ano, no dia 20 de março, a Secretaria Municipal de Saúde confirmava oficialmente o primeiro caso positivo de Covid-19. O registro foi feito depois que uma paciente de 34 anos foi procurou a Unidade de Pronto Atendimento – UPA com sintomas da doença.

Um ano depois do primeiro caso de Covid-19, Poços de Caldas tem hoje 5.423 casos confirmados e 149 óbitos causados pela doença

A primeira vítima foi até a UPA depois de sentir os sintomas da doença. Ela havia viajado para São Paulo e teve contato com um homem que chegou da Europa e testou positivo. Além dela, a irmã, a mãe e o filho também apresentaram sintomas da  Covid-19 e ficaram em isolamento domiciliar até se recuperarem.

O que até então parecia ser uma realidade tão distante, Poços de Caldas começava a entrar para a triste estatística, dias depois que tiveram início oficialmente as medidas restritivas no Brasil para conter a propagação do Coronavírus.

A estatística começava a ganhar novos números com o registro da primeira morte causada pelo coronavírus no dia 13 de abril, a vítima era um engenheiro de 74 anos que viajou para o Caribe durante um cruzeiro e apresentou os sintomas da doença assim que retornou.

Um ano depois do primeiro caso positivo, Poços hoje tem 5.423 casos confirmados da Covid-19, sendo que 4.937 pessoas se recuperaram da doença. Atualmente são 280 pessoas em isolamento domiciliar. A maior incidência de Covid-19 está entre as mulheres que representam 51,33% dos casos confirmados. A maior incidência está na faixa etária entre 30 3 39 anos, o que corresponde a 29,99% dos casos.

Até o momento 126 crianças com idade entre zero e 9 anos foram infectadas e outras 226 crianças e adolescentes com idades entre 10 e 19 anos também contraíram a doença, sendo que seis delas tinham comorbidade.

Em um ano foram registrados 149 óbitos. A maioria deles, 126 eram idosos com mais de 60 anos. Destes, 121 vítimas tinham comorbidade. Os pacientes do sexo masculino estão entre a maioria dos óbitos, ao todo 75 homens com idade acima de 60 anos.

Outro dado que preocupa nestes 365 dias de pandemia é a taxa de ocupação de leitos de UTI que nesta sexta-feira voltou a subir atingido o percentual de 86,30%, sendo 30 pacientes de Poços de Caldas e 33 pacientes de outras cidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.