Menino de 7 anos ajuda no resgate de capivara presa em galeria pluvial
Uma capivara foi resgatada na tarde desta segunda-feira, 5, em uma rua no bairro Santana, na zona leste de Poços de Caldas. O animal estava preso em uma galeria pluvial e foi visto por um menino de 7 anos.
O pequeno Yago, morador do bairro avisou sobre a capivara, depois que avistou a cabeça do animal presa em uma tubulação que dava acesso a uma boca de lobo.
O Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal foi acionado e iniciou uma grande operação para retirar a capivara da tubulação, sendo necessário apoio de uma equipe do DMAE, que utilizou uma máquina retroescavadeira para escavar a rua e chegar até o local onde o animal estava preso.
A capivara estava debilitada e com escoriações. Após passar por um veterinário, o animal silvestre foi solto às margens da represa do Bortolan, onde fica o habitat natural dele.
Consideradas como os maiores roedores do mundo, as capivaras são muito comuns na região Oeste no nas proximidades do Terminal Rodoviário, também do mini terminal na Marechal Deodoro e também nas proximidades da UPA, sempre às margens dos ribeirões que cortam estas regiões. Este foi o primeiro registro de uma capivara presa à tubulação.
Apesar de serem consideradas calmas e mansas, não é recomendado se aproximar das capivaras.