Furto de fiação elétrica compromete mais de 340 doses de vacinas em Posto de Saúde
A fiação elétrica da Unidade Básica de Saúde São Jorge, localizada no bairro Vila Cruz em Poços de Caldas foi alvo de furto neste fim de semana. Ladrões invadiram o local e levaram toda fiação do padrão de energia o que comprometeu o sistema de resfriamento de vacinas.
De acordo com a Polícia Militar, na manhã desta segunda-feira, 12, uma das enfermeiras que trabalha na unidade chegou para trabalhar e se deparou com o posto de saúde sem energia elétrica.
Ao fazer uma vistoria pelo local constatou que os cabos de energia do padrão de energia tinham sido furtados.
Sem energia elétrica os refrigeradores pararam de funcionar e comprometendo 346 doses de vacinas de rotina como imunizantes contra a Febre Amarela, Poliomielite, Hepatite A e B, Tétano, Rotavírus e a MM ACWY, vacina contra meningite voltada para adolescentes previne contra quatro sorogrupos da doença (A, C, W e Y) e que foi introduzida no calendário nacional de vacinação há um ano. Na unidade não faz vacinação contra a Covid-19, mas nesta segunda-feira seriam recebidas as doses de vacinação contra a gripe.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde algumas doses de rotina foram retiradas do acondicionamento e levadas para análise na Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.
Esta análise laboratorial é um procedimento padrão nos casos de falta de refrigeração. Com a análise será constatado se as doses devem ou não, ser descartadas.
Foram retiradas do acondicionamento e serão analisadas, as seguintes doses:
08 doses DT – (Antitetânica );
03 doses DTP – (Tríplice Bacteriana);
21 doses DTP acel – (Vacina Tríplice Acelular);
05 doses FA – (Febre Amarela);
20 doses Hepatite A;
12 doses Hepatite B;
61 doses HPV;
20 doses MMC – (Meningocócia tipo C);
17 doses MM ACWY – (Meningocócia ACWY);
18 doses Penta – (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e Meningite);
10 doses TV/SCR Unidose – (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
48 doses SCR multidose – (Sarampo, Caxumba e Rubéola);
45 doses Dupla Viral –
15 doses Varicela;
04 doses VIP – (Vírus com Poliomelite Inativado);
02 doses VOP – (Vacina Oral Poliomelite);
17 doses Rotavírus
Mesmo sem energia o atendimento foi normal na unidade nesta segunda-feira, que continua sem energia. Sem luz o trabalho de marcação de consultas e exames, que é feito pelos computadores foi comprometido. Uma equipe do DME está no local para restabelecer a energia.
A perícia técnica da Polícia Civil também esteve na unidade e o caso será apurado.