Hospital Santa Lúcia utiliza capacete respirador para o tratamento de pacientes com Covid-19
Visando melhorar o quadro respiratório dos pacientes com Covid-19, a diretoria do Hospital Santa Lucia – o Hospital do Coração de Poços de Caldas acaba de adquirir um capacete-respirador. O equipamento oferece uma pressão positiva contínua nas vias aéreas do paciente e ao mesmo tempo proporciona uma quantidade de oxigênio em níveis elevados.
Usado nos grandes centros do Brasil no início da pandemia em 2020, o capacete-respirador melhora o quadro respiratório do paciente. O mecanismo pode ser utilizado fora dos leitos de UTI e ajuda a evitar a intubação.
O equipamento é um mecanismo de respiração artificial não invasiva podendo reduzir em até 60% a necessidade de internação em UTI.
O capacete envolve a cabeça do paciente e é fixado no pescoço junto à uma base que serve para vedar a passagem de ar. Assim é possível a liberação de oxigênio e ar comprimido, já que o equipamento gera pressão positiva o que auxilia os pacientes com dificuldade de respirar.
Outra vantagem do capacete-respirador é que ele pode ser reutilizado por outros pacientes após ser totalmente esterilizado, além de dar mais segurança aos profissionais de saúde diminuindo a chance de contaminação, uma vez que o equipamento é vedado.
Considerado uma das principais referências também no tratamento da Covid-19 em Poços de Caldas e toda região, o Hospital Santa Lúcia não tem medido esforços para investir em tecnologia que tem sido usada no tratamento e no enfrentamento à Covid.
Desde o início da pandemia o Hospital utiliza luzes ultravioletas para a desinfecção de leitos, a intensificação da telemedicina, técnica que já vem sendo utilizada há dois anos, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e a comunicação remota entre o paciente e os familiares, sem a necessidade de visita presencial.
O investimento em tecnologias para oferecer o melhor tratamento de pacientes tem sido uma das características marcantes do Hospital Santa Lúcia ao longo destes 40 anos.