CulturaDiversosNotícias

Festa de São Benedito: 3 de Maio é Dia de Santa Cruz

Primeira grande manifestação da programação cultural da Festa de São Benedito, o Dia de Santa Cruz é celebrado em 3 de Maio. Se não fosse pela pandemia da Covid-19, as Congadas sairiam em cortejo pelas ruas da cidade, a partir da Capela de Santa Cruz até a Igreja de São Benedito.

Pela tradição, Ternos de Congos visitariam a Capela de Santa Cruz – Foto: Daniela Alvisi

Anualmente, a 3 de Maio, os Ternos de Congos realizam a cerimônia de abertura da Capela de Santa Cruz, nas imediações do Complexo Santa Cruz, no bairro dos Funcionários, com a tradicional bênção dos mastros, seguindo em cortejo até a Igreja de São Benedito, onde os mastros são hasteados sob queima de fogos.

“As Congadas vão fazer suas orações na Capelinha de Santa Cruz. Os mastros sempre saem de lá. Cada Congada canta uma música e faz a sua oração, suas preces e agradecimentos”, explica a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino. “Depois, a gente saía em cortejo, passava na Igreja Matriz para pegar a imagem de Nossa Senhora do Rosário e seguia para a Igreja de São Benedito”, conta.

Tradição de fé, especialmente em Minas Gerais, o Dia de Santa Cruz remonta à data em que a Cruz de Cristo teria sido encontrada. Em diversos municípios mineiros, a herança cultural de enfeitar as cruzes permanece, especialmente nas cidades históricas.


“O dia 3 é a data simbólica que tem maior tradição em cidades de Minas Gerais e é uma referência ao dia que teria sido encontrada a Cruz de Cristo. É um dia para se pedir boas energias, quando se enfeitam as cruzes em lugares altos das cidades com flores, fitas e laços nessa reverência à Cruz. Em Poços, o que temos de história é que a tradição foi trazida para a cidade pela Dona Orlanda, que trouxe das raízes da sua família e passou a fazer essa celebração também aqui”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.


Aos 94 anos, Dona Orlanda Conceição Silva é a capitã do Terno São Jerônimo/Santa Bárbara, mestre reconhecida pelo Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Culturas Populares, categoria Mestres.


Documentário

Documentário vai manter viva a cultura e a religiosidade da festa centenária de São Benedito – foto arquivo/Poçoscom.com


Pelo segundo ano consecutivo, a Festa de São Benedito não será realizada, por conta da pandemia da Covid-19. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Cultura está produzindo um documentário sobre as manifestações culturais ligadas à festa. A captação de imagens tem início nesta semana, seguindo todas as medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

Produzido em parceria com a Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, com apoio da Câmara Setorial de Cultura Popular do Conselho de Políticas Culturais e Coletivo Estamos Aqui – Projeto Curas, o vídeo tem lançamento previsto para até o final do mês de maio. Fonte Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.