Pipas provocam interrupções ao fornecimento de energia no bairro Jardim Kennedy
A interrupção de energia na última sexta-feira, 14, no Jardim Kennedy fez com que a DMED reforçasse um alerta sobre o risco de soltar pipas próximo a rede elétrica e o risco do uso de linhas com cerol. A linha cortante danificou um fio de média tensão e deixou 400 consumidores sem energia.
Na noite da última sexta-feira, 14, a equipe técnica da DME Distribuição teve que efetuar uma emenda na rede elétrica, na Rua Biotita, localizada no Jardim Kennedy. A partir da reclamação de um consumidor, a equipe constatou que um fio de média tensão foi cortado por linha de pipa.
Durante o atendimento, foi verificado que o fio não chegou a se romper, mas a manutenção foi necessária devido ao risco existente, com a presença de faíscas. Para o reparo, foi necessário desligar aproximadamente 400 consumidores da região que ficaram sem energia pelo período de pouco mais de uma hora.
“Em abril, tivemos uma falta de energia registrada no mesmo local. Nesse caso, a linha da pipa chegou a romper o fio, que caiu no chão. É um risco para todos, além de prejudicar o fornecimento de energia elétrica”, relata Olivar Muniz, da Supervisão de Manutenção da Distribuição.
O tempo seco e limpo favorece a brincadeira, ainda mais com as crianças e adolescentes passando mais tempo em casa no período de pandemia. O alerta é sempre procurar lugares apropriados, espaços abertos como campos e parques, longe da fiação da rede elétrica.
“A utilização de linhas cortantes, com cerol ou linhas chilenas, é uma prática proibida e que deve ser denunciada às autoridades competentes. Elas podem causar acidentes graves, com danos irreversíveis”, adverte Marco César Oliveira, Diretor Técnico da DMED.