DiversosEducaçãoNotícias

“Senta que lá vem história”: projeto do Colégio Cepoc incentiva leitura, criatividade e diminui distâncias durante a pandemia

Lá se vão 14 meses sem aulas presenciais e o sistema de ensino remoto é uma realidade aprimorada pela experiência pedagógica. Neste contexto, mais que nunca, incentivar a prática da leitura, aproximar as crianças do mundo literário e estimular a criatividade e a imaginação são habilidades fundamentais. Pensando nisso, a coordenação pedagógica do Colégio Cepoc de Poços de Caldas, juntamente com os professores deram continuidade ao projeto “Senta que lá vem história” entre os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O projeto de leitura conta com a participação de 15 professores

O projeto de literatura nasceu do olhar da equipe de professores para instigar os alunos a uma leitura prazerosa. O objetivo é que, por meio do mundo lúdico, o aluno desenvolva a leitura, escrita, criatividade,  imaginação e ao mesmo tempo, facilite e proporcione a aprendizagem.

Segundo a coordenadora pedagógica, Ruth de Cássia Zanetti, o projeto auxilia também no fortalecimento do vínculo entre o professor e os alunos e, dessa maneira, as crianças se sentem mais estimuladas com a atividade. “O projeto surgiu em 2020 e o resultado tem sido muito positivo. Os alunos foram estimulados e criaram seu espaço em casa, um canto aconchegante para se dedicarem ao momento da leitura e a sugestão é que o mesmo local seja utilizado por eles durante as atividades de leitura”, destaca.

Fadas e gnomos

Para isso, cada professor criou um personagem de acordo com as áreas de ensino. Os educadores buscaram inspiração nos contos de fadas, em 2020 e em 2021 as fadas e os gnomos entraram em ação. Além de estimular o gosto pela leitura, cada personagem traz valores e sentimentos que ajudam os alunos a também expressarem suas emoções.

Ao todo são 13 fadas: Melodia; a Fada das Letras; a Fada Doce; a Fada Sonha; a Fada Aritmética;  Crit – a Fada da Criatividade; a fada do Universo; da Poesia; da Esperança; do Amor; da Amizade; a Fada da Natureza, que não poderia faltar, e até a Fada “Nike”, que estimula a prática dos Esportes. Dois gnomos completam o time: o Gno-Valente e o Gnos-Tiça, o Gnomo da Justiça.

Durante o projeto, os personagens fazem contação de histórias para os alunos. “Cada um dos professores utiliza diferentes recursos para estimular os alunos, de forma que cada um faça a relação entre o mundo real e o imaginário, desenvolvendo diversas habilidades,” finaliza a coordenadora pedagógica, Ruth de Cássia Zanetti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.