Poços não vai aderir às novas restrições da Onda Vermelha
A Prefeitura de Poços de Caldas emitiu um comunicado informando que não vai aderir às medidas restritivas recomendadas pelo Programa “Minas Consciente” do governo estadual, comunicadas nesta quinta-feira, 3. De acordo com a nota, a medida foi tomada para não afetar ainda mais o comércio local que já foi plenamente sacrificado neste ano. Por isso continuam em vigor as medidas municipais estabelecidas pelo Comitê Extraordinário Covid-19.
O anúncio do governo do estado recomenda uma maior restrição para cinco macrorregiões do Estado, todas que já estavam na onda vermelha, entre elas a de Poços de Caldas. As restrições foram anunciadas devido ao cenário epidemiológico que aponta para um momento crítico da pandemia e passam a valer a partir do próximo domingo, dia 6.
Diferente da “Onda Roxa”, que foi uma fase impositiva do programa “Minas Consciente”, esta restrição na onda vermelha é feita como uma recomendação aos municípios.
De acordo com a Prefeitura, em Poços, o comitê local continua trabalhando para conter o avanço do coronavírus, adotando medidas de restrição e ampliando a estrutura de atendimento aos moradores da cidade e da região.
O Comitê Covid-19 reforça que é fundamental que a população colabore tomando todas as precauções e respeitando as medidas estipuladas pelo Comitê local, neste momento delicado da Pandemia, para que o Município possa atravessar este momento sem precisar adotar medidas ainda mais restritivas.
Saúde registra o 324º óbito em Poços
De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta-feira, 3, o número de casos positivos na cidade era de 10.154, o mesmo de quarta-feira. Destes, 8.665 pacientes são considerados recuperados. Segundo o boletim, 1.038 pessoas seguem em isolamento domiciliar.
Porém nesta quinta-feira o número de óbitos na cidade chegou a 324 com o registro da morte de um paciente de 63 anos que tinha comorbidades.
Há 13 dias a taxa de ocupação de leitos de UTI segue com 100% da capacidade, com as 73 unidades ocupadas com pacientes de Poços de Caldas e de outros municípios, transferidos para os hospitais da cidade.
Onda vermelha
A partir de domingo, 6, as novas restrições passam a valer para os municípios de 11 macrorregiões inseridos na onda vermelha, entre elas o Sul de Minas, a qual Poços pertence.
As medidas restritivas adotadas serão as seguintes:
– Proibição de eventos, de atrativos culturais e naturais;
– Proibição de academias, clubes e salões de beleza;
– Alimentação em Bares e Restaurantes – limitados até 19h; após este horário, apenas delivery, sem retirada em balcão.