Bombeiros recebem treinamento de combate a Incêndio Florestal
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou nesta semana um estágio de Incêndio Florestal para bombeiros militares de todo o Sul de Minas, integrados ao 6º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros.
O estágio começou na segunda feira foi encerrado nesta sexta-feira, ocorreu na sede do Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), onde os militares permaneceram acampados por 3 dias. Ao todo foram treinados 24 bombeiros de várias unidades da região. O treinamento foi ministrado por Bombeiros Militares do Núcleo de Incêndio Florestal de Belo Horizonte, unidade especializada de combate a Incêndios florestais.
Durante os cinco dias foram ministradas instruções sobre a legislação ambiental, estratégias de combate a incêndio, técnicas de permanência em locais remotos, operações aéreas e orientação por GPS.
Dessa forma, os militares puderam aperfeiçoar as técnicas de combate a incêndio, atualizar os conhecimentos com as doutrinas mais recentes e padronizar o atendimento em todo o estado, sempre visando a melhoria do atendimento à população mineira.
Com o objetivo de aprimorar a adaptação dos bombeiros em situações extremas, os militares participantes precisaram passar uma noite ao relento em uma área rural e sem equipamentos para camping. Além disso, não receberam alimentação por 24 horas, devendo recorrer apenas ao lanche que levava na mochila.
O Batalhão de Operações Aéreas também apoiou no treinamento, sendo possível realizar uma instrução sobre deslocamentos com a tropa para combates em locais remotos. “Neste momento, estamos entrando em um período crítico em relação a Incêndios Florestais. A maioria dos incêndios começa com descuido humano, incluindo atos intencionais. O Corpo de Bombeiros orienta que as pessoas ajudem a prevenir esta prática, evitando fazer manejo de fogo, acender fogueiras e jogar fósforos ou cigarros em locais de vegetação”, ressaltou o subcomandante da 1°Cia Independente, capitão Tales Roberto da Silva.
Ainda de acordo com o capitão, todos os militares que participaram do treinamento apresentaram resultado negativo de exame para de Covid-19 antes de iniciar o estágio.