Vacinação antirrábica começa nesta segunda-feira apenas na zona rural

Tem início nesta segunda-feira, 19, a Campanha de Vacinação Antirrábica em Poços de Caldas. Este ano por causa do atraso do envio de doses da vacina pelo Ministério da Saúde, a vacinação será feita apenas na zona rural do município.

a expectativa é que sejam imunizados cerca de 3 mil animais na zona rural

O laboratório contratado pelo Ministério da Saúde alegou problemas com a fabricação e com o prazo da entrega podendo regularizar a situação a partir de novembro. Como a campanha é realizada em agosto, as Secretarias Estaduais de Saúde têm orientados as Regionais de Saúde  a priorizarem a vacinação na zona rural, onde cães e gatos são mais vulneráveis à transmissão da raiva, devido à existência natural de morcegos hematófagos, macacos sagüis e gambás.

Segundo o coordenador da Vigilância Ambiental de Poços de Caldas, Jorge Lago, não tem uma relação e ordem específica dos bairros da zona rural, onde a vacinação terá início, pois depende muito das condições climáticas e a situação das estradas rurais.

Até o dia 30 de agosto, a expectativa é que sejam imunizados cerca de 2.400 cães e 600 gatos.

Ainda segundo o coordenador, pode ser que a campanha no perímetro urbano seja realizada somente no início de 2020, quando o envio das doses da vacina já tenha sido regularizado pelo Ministério da Saúde. Até lá a alternativa seria procurar por clinicas veterinárias ou casas de ração que forneçam a vacina, porém o proprietário teria que arcar com os custos.

No ano passado foram vacinados no perímetro urbano 19.437 animais, sendo 16.84 cães e 2.597 gatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *