Estiagem: Represa Bortolan está com 21,50% da sua capacidade
Os principais reservatórios de Poços de Caldas estão sentido os efeitos da estiagem em 2021. A situação mais crítica é da represa Bortolan que está com o nível de água bem abaixo da capacidade normal.
O último monitoramento realizado pela DMED nesta segunda-feira, 16, aponta que a represa está com 2,59 metros negativos.
Neste momento o volume de água é de apenas 21,50% da capacidade.
No mesmo período do ano passado o volume do reservatório estava 1,08 metros abaixo do volume total, o que representava 60,10% da capacidade.
Poços e região vêm sofrendo os efeitos da estiagem desde o fim de março quando foram registradas as chuvas mais intensas de 2021 e o índice pluviométrico chegou a 66, 6 mm. Um volume bem abaixo da média histórica para o mês que é de 160 mm.
Com o início do outono e do inverno as chuvas diminuíram. Em junho choveu 32,8 mm em Poços e região. Em julho foi pior ainda. Apenas 2,6 mm.
Represa do Cipó
A represa do Cipó, responsável pelo abastecimento da maioria dos bairros da cidade e centro também está com o volume de água baixo.
O monitoramento de ontem registrou 2,92m negativos. O reservatório agora está com 66,72% da capacidade normal.
O DMAE fez um alerta à população para economizar água, pois a estiagem pode ameaçar o abastecimento.
Segundo o INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, o pequeno volume de chuva registrado nesta segunda e também nesta terça-feira ainda não é suficiente para repor o déficit hídrico.
Mesmo com a previsão de chuva para a semana que vem com a chegada de uma nova frente fria no Sul do País, a situação só deve voltar ao normal em meados de outubro.