Integrantes do “Novo Cangaço” pretendiam fugir em caminhão com fundo falso
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu caminhão basculante que seria utilizado na fuga de parte dos integrantes da quadrilha, conhecida como o novo cangaço, que se envolveu em confronto com a PM e PRF na madrugada deste domingo, 31, em Varginha.
O caminhão adaptado foi localizado na madrugada de sábado por uma equipe da PRF em um posto de combustível às margens da BR 491 a 140 km de Varginha.
Ao revistar o caminhão, os policiais descobriram que a carroceria do veículo tinha sido adaptada para esconder os criminosos durante a fuga após os ataques a caixas eletrônicos.
Os policiais encontraram vários colchonetes e várias garrafas de água no assoalho da carroceria, que recebeu uma estrutura para que fosse colocado algum tipo de carga em cima como pedras ou terra e assim não despertasse atenção durante uma fiscalização.
O caminhão foi apreendido um dia antes da operação que resultou no confronto entre os criminosos e os policiais da PM e PRF durante abordagem do grupo em dois sítios, localizadas na zona rural de Varginha.
Houve um tiroteio intenso e 25 integrantes da quadrilha, especializada em ataque a caixas eletrônicos e o caseiro de um dos sítios morreram. O caseiro era encarregado de enterrar os explosivos. Uma das armas de calibre ponto 50 foi encontrada na casa do criminoso.
A operação conjunta entre o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Polícia Rodoviária Federal tinha como objetivo a prisão dos integrantes da quadrilha especializada em ataques a caixas eletrônicos.
O grupo vinha sendo monitorado pelos serviços de inteligência da PM e PRF que tinham informações sobre o plano para um ataque a caixa eletrônicos de cidades no entorno de Varginha na madrugada desta segunda-feira, 1º.
De acordo com a Polícia Militar, ao todo foram apreendidas 26 armas, dois adaptadores, 5.059 munições, 116 carregadores, capacetes à prova de balas, explosivos diversos, 12 coletes balísticos, sete rádios comunicadores, além de 12 galões de gasolina de 18 litros cada e quatro galões de diesel de 100 litros cada.
Ainda segundo a PM entre as armas, havia uma metralhadora ponto 50, além de fuzis e granadas e 12 veículos roubados que estavam com a quadrilha foram recuperados.
Durante a ação nenhum policial ficou ferido.