Uncategorized

David Ottoni – O Primeiro prefeito de Poços de Caldas – 1905

Imagem (116)

David Ottoni o Primeiro prefeito de Poços de Caldas 1905

Sempre nos chamou atenção à visão urbanística do primeiro prefeito de Poços de Caldas, Dr. David Benedito Ottoni. Ele tomou posse e ficou na prefeitura por apenas 20 dias até que o prefeito nomeado Dr. Juscelino Barbosa, chegasse à cidade.

Em vinte dias ele tomou decisões importantes para a cidade até hoje, como o tombamento da serra de São Domingos, que havia sido desmatada pra se plantar milho. O desvio do Rio que passava pela Rua Marques do Paraná, (hoje Rua Assis Figueiredo) dando inicio a Av. Francisco Salles. Aterro do grande lago, que era na verdade um perigoso brejão existente em frente ao mercado municipal, (hoje Casa Carneiro).

Imagem (115)

Foi dele também a primeira clinica de olhos de Poços de Caldas, situada próximo à prefeitura municipal, onde hoje está o prédio da empresa telefônica. Lá foi instalado para a cidade um grande relógio. Foi o primeiro relógio publico do estado de Minas Gerais.

Imagem (112)

Para se conhecer melhor Dr. David B. Ottoni, o melhor é ler primeiro, o livro de Mauricio Theofilo B. Ottoni, cujo título é Theófilo Benedito Ottoni “uma vida por um ideal”.

Imagem (113)

 

Conhecendo a historia do ancestral que foi o idealizador do Falanstério, um conceito frances de urbanização,  projeto que deu origem a cidade que hoje leva o nome de Teófilo Ottoni, se entenderá de onde veio o conhecimento urbanístico e a visão humanitária de Dr. David Benedito Ottoni.

Imagem (114)

Antiga casa da familia Ottoni em Poços de Caldas

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.