Vinho de uva-passa produzido em Andradas é destaque em concurso internacional
Um vinho de uva-passa produzido pela vinícola Casa Geraldo de Andradas está entre os melhores do mundo. A vinícola recebeu 10 medalhas no concurso internacional Brasil Wine Challenge 2022, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) foi realizado no último dia 14 no Rio Grande do Sul e que contou com a participação de 903 rótulos degustados.
Do total de 270 marcas premiadas, o Brasil ficou com 185 premiações. Desse total, a vinícola Casa Geraldo de Andradas levou 10 medalhas.
Os vinhos foram avaliados por 74 especialistas, que assumiram os papéis de jurados e selecionaram os vinhos mais saborosos e de maior qualidade.
Vale ressaltar que entre os 10 vinhos que levaram a premiação máxima, chamada gran ouro, 6 eram brasileiros e 1 deles era da Casa Geraldo: o Inverno Late Harvest 2021, produzido a partir de uvas passas maturadas ainda no pé, um feito até então inédito no segmento.
O vinho premiado sofre o processo de maturação no pé, ou seja, a fruta se torna uva-passa ainda na parreira, resultando numa bebida com açúcar 100% natural.
De acordo com um dos proprietários da vinícola, Carlos Geraldo Marcon, o vinho é recomendado para sobremesas mais leves, como salada de frutas. “Você toma, ele é docinho de cara assim, mas em seguida já deixa a boca seca, não fica melaço na boca depois”, explicou o produtor ao G1.
A Casa Geraldo participou do concurso com 12 rótulos, sendo que 10 foram premiados. O resultado foi comemorado também pela prefeita Margot Piolli, que reconhece a importância econômica da produção de vinho para a cidade. “O produto vinho tem grande importância no desenvolvimento socioeconômico de Andradas, sendo um dos grandes responsáveis pela geração de emprego e renda. Uma premiação de tamanha importância reforça ainda mais a nossa vocação na vinicultura, com destaque para a Casa Geraldo, entre outras vinícolas, por conta da qualidade dos seus produtos”, afirmou a prefeita de Andradas. – Fonte Ascom Prefeitura de Andradas