Depois de 5 anos Esquadrilha da Fumaça está de volta a Poços de Caldas
A Esquadrilha da Fumaça volta a ser apresentar de forma oficial em Poços de Caldas neste sábado, 23, no Aero Clube localizado no Aeroporto Municipal, na zona sul da cidade. A apresentação será às 15h30, com duração de 45 minutos de show aéreo. A vinda da Esquadrilha da Fumaça faz parte da comemoração dos 150 anos de Poços de Caldas.
A recomendação é que o público chegue com antecedência. Haverá um estacionamento pago dentro do Aeroclube com capacidade de 80 veículos pelo valor de R$ 40,00. Além do estacionamento preparado pela prefeitura nas proximidades do aeroporto e do Parque Ecológico, porém as vagas são limitadas. A alternativa é utilizar o estacionamento do Tatersal.
Assim que as vagas lotarem a rua de acesso ao aeroporto será interditada, e apenas veículos de emergência poderão passar.
A Esquadrilha da Fumaça esteve em Poços de Caldas há 5 anos, porém não de forma oficial. Os pilotos utilizaram o espaço aéreo para um treinamento durante dois dias no mês de março. As aeronaves realizaram manobras no alto da Serra de São Domingos chamando atenção dos moradores e turistas.
Medidas de Segurança
Para a apresentação deste sábado foram tomadas algumas medidas de segurança, como a proibição da entrada de pessoas com garrafas de vidro e lata de alumínio e todo tipo de material cortante ou perfurante no aeroporto.
Também está proibida a prática de esportes aéreos em um raio de 10 km ao redor do aeroporto e a utilização da Rampa de Voo livre para a prática de esportes aéreos durante o período do show da Esquadrilha da Fumaça.
Em maio deste ano a Esquadrilha da Fumaça completou 70 anos de existência se concretizando como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade. A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da Força Aérea Brasileira.
Atualmente, são treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, uma médica, uma administradora e dois oficiais de Comunicação Social, além de uma equipe de graduados especialistas, divididos na área administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. Os soldados completam o time, colaborando na rotina diária. Utilizando as aeronaves North American T-6, a Esquadrilha da Fumaça surgiu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os Cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução, motivando-os para a pilotagem militar. De lá para cá, são 70 anos de história, em uma trajetória que encanta gerações por onde passa.