CulturaNotícias

Exposição na Câmara celebra “60 anos da Psicologia como profissão no Brasil”

Na última terça-feira (23), ocorreu no saguão de entrada da Câmara de Poços a abertura da exposição “60 anos da Psicologia como profissão no Brasil”, idealizada pela vereadora e psicóloga Luzia Martins (PDT), em parceria com os cursos de Psicologia da Faculdade Pitágoras e PUC Poços de Caldas. O objetivo da mostra é apresentar historicamente, através de textos e imagens, a psicologia como ciência e profissão, mostrando algumas das possíveis áreas de atuação de um profissional da área. A curadoria é da psicóloga Isadora Conti e as imagens são da educadora social e fotógrafa Michelle Veloso.

O objetivo da mostra é apresentar historicamente, através de textos e imagens, a psicologia como ciência e profissão

Além de vereadores, participaram da abertura a secretária de Educação Maria Helena Braga, a secretária adjunta Déborah Brianezi, o secretário de Cultura Gustavo Dutra, o coordenador do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Cristiano de Jesus Andrade, a psicóloga do CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial)  Roseli Aparecida de Melo, a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras Andriele Franco Pereira, a professora da PUC Fernanda Mendes Resende e a psicóloga e idealizadora da Gincana da Luta Antimanicomial Carolina Coutinho. Diversos profissionais da Educação, Saúde, Promoção e Social e Cultura também prestigiaram o evento.          

Luzia Martins ressaltou a importância da exposição e, sobretudo, da área da Psicologia para a população. Ela lembrou que as comemorações dos 60 anos fazem parte de uma agenda nacional, sendo que os Conselhos Regionais de Psicologia estão estimulando uma celebração. Para a vereadora, Poços não poderia ficar fora desses eventos. “Diante da importante contribuição da Psicologia, das psicólogas e psicólogos, nas agendas das políticas públicas, na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos, nas pautas de humanização das cidades e inclusão social, buscamos construir junto ao Conselho Regional de Minas Gerais, na pessoa de Antônio Coquito e Cláudia Espósito, mais as faculdades locais, algo que pudesse contextualizar essa trajetória”.

A parlamentar destacou uma recente conquista na área da Educação, que foi a regulamentação, em âmbito municipal, da Lei Federal n. 13.935, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica. “Essa lei, que foi aprovada no âmbito federal e regulamentada no âmbito municipal, é muito importante, porque a presença dos psicólogos nas escolas já era necessária antes da pandemia, sendo que, nesse período pós-pandêmico, após o afastamento das crianças e adolescentes do ensino presencial por mais de um ano, se torna fundamental”, disse.

A vereadora salientou, ainda, a satisfação em ouvir da secretária de Educação a notícia de cumprimento da lei. “Fiquei feliz em ouvir hoje, da secretária da Educação, a notícia de que a pasta já está se articulando para inserir os psicólogos e assistentes sociais nas escolas, pois esses profissionais têm uma perspectiva muito ligada ao cuidado e à proposição de políticas públicas que considerem a saúde mental de todos”.

Além de vereadores, participaram da abertura secretários municipais e profissionais da Educação, Saúde, Promoção Social e Cultura

A secretária  Maria Helena Braga comentou sobre a  importância da cessão de espaços para tratar do tema Psicologia. “É um campo muito vasto e necessário. Em todas as situações precisamos da presença do psicólogo e, na Educação, muito mais. Já estamos montando um projeto para que tenhamos, em todas as unidades escolares do município, um psicólogo à disposição. O prefeito já deu a autorização e estamos esperando apenas o processo seletivo para que tenhamos o psicólogo e o assistente social, profissionais que trabalham pautados no respeito e atenderão não só os alunos, mas também os profissionais da unidade. Isso será muito bom, importante e salutar para a área da educação. Vim hoje aqui representando também o prefeito e fico muito feliz que a Câmara tenha aberto esse espaço”, afirmou.

Andriele Pereira, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras, pontuou a importância de mostras como esta. “Nós, do Pitágoras, abraçamos esse projeto com carinho, porque é necessário informar a sociedade a respeito da Psicologia, que já foi vista por muito tempo como ‘profissão que lida com loucos’ ou algo do tipo, visão essa que tem mudado também por conta da pandemia, que mostrou a importância dos cuidados com a saúde mental”, destacou.

Já a docente da PUC, profa. Fernanda Resende, ressaltou que os 60 anos da Psicologia como profissão no Brasil são, oficialmente, comemorados no dia 27 de agosto e lembrou a grande variedade de possíveis áreas de atuação para um psicólogo. “Além do consultório clínico, que é mais lembrado pelas pessoas, nós atuamos em diversas áreas, sendo que algumas delas foram abordadas aqui. Existem psicólogos na assistência social, nos CRAS [Centros de Referência em Assistência Social] e CREAS [Centro de Referência Especializado em Assistência Social] do município, nas escolas municipais e estaduais, nos CAPS e unidades de saúde, no ensino, com dois importantes cursos de Psicologia na cidade. Então, em parceria com a Faculdade Pitágoras e a vereadora Luzia, nós da PUC organizamos esta exposição no intuito de prestigiar e informar”, declarou.

As visitas à exposição podem ser feitas até 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.