DME aponta redução do consumo de energia durante os jogos da Seleção Brasileira
Uma analise feita pela DME análise sobre o impacto dos jogos do Brasil na Copa do Mundo do Catar 2022 sobre as cargas do sistema elétrico da concessionária apontou uma redução no consumo de energia durante o jogo da seleção brasileira. Na partida contra a Suíça foi registrada uma queda de 5% no consumo de energia em Poços de Caldas.
De acordo com o gerente de Distribuição da DME, Richard Martins Bueno, o consumo mínimo de Poços de Caldas ocorre nas madrugadas, onde os valores ficam em torno de 52 MW de demanda de energia e o consumo máximo em dias normais chega próximo a 80 MW, ocorrendo normalmente após as 21h, pois algumas industrias com cargas elevadas diminuem sua produção durante o horário de “ponta” que é de 18 às 21h, pois a energia nesse horário é mais cara.
No dia do jogo do Brasil, houve uma mudança significativa na carga da cidade no horário da partida, iniciando a queda de consumo por volta de 14h, onde até esse horário a carga estava normal próxima a 71 MW e ao invés de se manter nesse patamar reduziu rapidamente chegando a 49 MW as 16h30. O mesmo aconteceu durante a estreia do Brasil contra a Sérvia.
Após o jogo a carga volta aos valores normais de consumo. “Essa redução é de aproximadamente 32 MW no seu pico de queda, e no dia todo a redução foi de aproximadamente 5% da carga total da cidade”, explicou o gerente.
Ainda segundo o gerente de Distribuição, como exemplo de quão significativa é essa queda, a energia economizada durante o jogo da Seleção Brasileira, seria suficiente para atender os dois circuitos alimentadores que atendem o Distrito Industrial de Poços de Caldas por um período de 24 horas.