Prefeito de Caldas se reúne com diretoria da INB
O presidente das Indústrias Nucleares do Brasil ( INB) Carlos Freire Moreira e o diretor de Recursos Minerais, Rogério Mendes Carvalho receberam o prefeito de Caldas, Ailton Goulart, e o procurador do Município, Luiz Claudio Luchini, na última quinta-feira, 6, na sede da empresa, no Rio de Janeiro/RJ. Também estiverem presentes na reunião os assessores da Presidência da INB, Edmundo Ribeiro e Raimundo Santa Rosa.
Durante o encontro foram repassadas informações quanto ao andamento do descomissionamento da INB Caldas, as ações em planejamento e sobre a recente mudança do órgão regulador quanto às estruturas de mineração da Unidade, o que o acarretou na mudança de classificação da Barragens de Rejeitos e da Barragem D4 no nível 1 de emergência.
Audiências em Brasília
O prefeito de Caldas, Ailton Goulart também esteve reunido em Braília com o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que adiantou que a diretria da INB será mudada nos próximos dias e que o lixo radioativo, atualmente armazenado em Interlagos não será levado para Caldas.
O mesmo assunto também foi debatido com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva no último dia 22 de junho, durante uma audiência em Brasília com a participação do vereador Daniel Tygel, pelo Mandato Movimento Caldas. Na ocasião a ministra havia adiantado a visita técnica por analistas ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) às barranges da INB em Caldas.
Vistorias
Os analistas ambientais da Coordenação de Prevenção e Gestão de Riscos Ambientais do Ibama e o consultor José Bernardino Botelho, presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), estiveram na Barragem de Rejeitos e na Barragem D4 da unidade, no dia 26 de junho.
O objetivo foi verificar de perto como estão as estruturas, que foram incluídas neste mês de junho pela INB no Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração – SIGBM, da Agência Nacional de Mineração – ANM, sendo classificadas no nível 1 de emergência, o menor na escala de três níveis.
Uma semana antes, o coordenador de Planejamento e Gestão de Barragens da ANM, Claudinei Cruz, e mais dois técnicos da agência estiveram também nas demais instalações da unidade.
Ao final da vistoria, a ANM solicitou à INB a elaboração de estudos para aprimorar o diagnóstico das barragens, o que será realizado pela empresa.
A INB informou que segue aberta ao diálogo e buscando, sempre de forma transparente, esclarecer qualquer dúvida e prestando todas as informações à população.