DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

SAMU agora pode ser acionado pelo app “192 online”

Os moradores de Poços de Caldas agora tem mais uma forma de acionar o SAMU em casos de urgência e emergência na cidade. Entrou em funcionamento nesta quinta-feira, 15, o aplicativo “192 Online” do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O app tem como principal objetivo facilitar o acionamento do Samu, em casos de urgência.

A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192

A ferramente foi desenvolvida pela empresa “SYS4Web”, que já é responsável por toda sistematização do SAMU na cidade.

O aplicativo que está disponível para Android e IOS, além de fazer um cadastro prévio da ficha médica do paciente, a tecnologia permite que o usuário seja “monitorado” pela central de regulação quando for pegar a estrada, por exemplo. “O perfil passa a ser monitorado via GPS. Se houver um impacto leve no celular, o aplicativo abre sozinho e pergunta para o usuário se aquilo é uma emergência ou não. Se o impacto for muito forte, o sistema entende que houve uma colisão e o usuário está desacordado, então ele aciona a central de regulação sozinho”, explicou o Gerente de Projetos, Danny Benatto.

Para a Diretora do Departamento do Serviço Móvel de Urgência e Emergência, Nair Teodora Smith Chuva, a plataforma será um auxílio para os atendimentos da Unidade. “Essa nova plataforma irá ajudar muito, por exemplo, caso a pessoa precisar de um atendimento e nossas linhas telefônicas estejam ocupadas, o usuário pode fazer o pedido direto pelo aplicativo, que será direcionado para nossa regulação e fará todo atendimento necessário”.

A nova ferramenta é gratuita e não substituirá o atendimento pelo telefone 192.

O APP permite que o usuário faça seu cadastro e inclua informações de mais 10 pessoas. Além dos dados pessoais, como endereço da residência, por exemplo, é possível incluir a ficha médica de cada paciente. Com isso, o médico da central de regulação, tem acesso mais rápido a informações no caso de ocorrências que envolvam pessoas com deficiência, diabéticos, hipertensos, entre outras condições.

Se houver necessidade, o usuário pode acionar o Samu através do aplicativo e escolher o nome da vítima cadastrada. Feito isso, a informação e a localização no GPS do usuário chegam ao médico da central de regulação em até 30 segundos. Além disso, também possibilita pedir o atendimento para uma pessoa que não esteja perto de você, no ato da solicitação, no campo “referência/complemento”, o solicitante deve informar o número de telefone da pessoa que precisa de atendimento.

Também é possível cancelar o acionamento, em caso de engano. “Com o aplicativo, as informações pulam uma etapa do atendimento convencional, via 192. Ao invés do atendente pegar as informações básicas, tudo isso já vai estar cadastrado, então o acionamento chega direto para o médico”, salientou o Gerente de Projetos.

“Esse aplicativo será de extrema importância para otimizar o trabalho do SAMU na cidade. Com o cadastro inicial do paciente contendo informações e particularidades de cada um, o atendimento será agilizado, refletindo diretamente na eficiência do trabalho prestado pela nossa equipe”, destacou a Diretora do SAMU.

Baixe o APP pelos links abaixo:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sys4web.sso192onlineio

 IOS: https://apps.apple.com/br/app/192-online/id1435945643

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.