Procon-MG promove oficina de educação financeira para consumidores superendividados
Ação educacional contou com a parceria da Faculdade Milton Campos
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Faculdade Milton Campos, promoveu no dia 24 de agosto a terceira edição da Oficina de Educação Financeira – etapa obrigatória do Programa de Atendimento ao Superendividado (Pas).
A oficina foi conduzida pelo coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis e professor da área de finanças da Faculdade Milton Campos, Antônio Marcos Souza, e contou com a participação da coordenadora do Procon Belo Horizonte, Ana Paula de Almeida Castro.
Durante o evento, foram discutidos assuntos importantes para a manutenção da saúde financeira, como a relação entre necessidade e desejo de consumo, o uso do dinheiro e a necessária mudança de hábitos e comportamentos. Os consumidores ainda receberam, por meio de atividade prática, orientações para adotarem o planejamento financeiro familiar.
Em relação à importância da oficina, o professor Antônio Marcos ressaltou que “analisar os gastos e criar bons hábitos de consumo é garantir a qualidade de vida”. Em complemento, um consumidor destacou que o conteúdo trabalhado foi essencial para despertar o olhar em relação ao consumo e a capacidade do planejamento. Estão previstas mais edições dessa oficina para este ano.
O Programa de Atendimento ao Superendividado (Pas) é uma parceria entre o MPMG, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública mineira, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade Milton Campos. Trata-se de um serviço gratuito com o objetivo de acolher e atender os consumidores superendividados a fim de que organizem e recuperem seu crédito, a fim de que reassumam o próprio controle financeiro quitando as dívidas sem comprometer o mínimo existencial. Esse programa é semifinalista do Prêmio CNMP 2023 na categoria “Diálogo com a sociedade”, selecionado a partir de uma lista de 586 projetos das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro. Para conhecer mais sobre esse programa, clique aqui.
Fonte: Ministério Publico MG