TCE começa capacitação de governança em tecnologia da informação
O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) iniciou nesta terça-feira (12) a etapa presencial da capacitação de governança em tecnologia da informação, para aumentar a capacidade dos seus sistemas e dos seus servidores. As aulas, que vão até a próxima sexta-feira (15), cumprem o objetivo de melhorar os resultados das ações de controle externo executadas pela corte de contas.
A capacitação é ministrada pelos representantes da empresa Kaptun Consultoria, Fabiana Ruas e Eduardo Chaves, que também são servidores do Tribunal de Contas da União (TCU).
Os encontros têm o objetivo de promover discussões sobre liderança, estratégia, governança, cultura e modelo operacional da tecnologia da informação e contará com a participação do grupo de trabalho que elaborou o plano institucional de governança de tecnologia da informação, conforme especificou a portaria da presidência 34/2023.
O chefe de gabinete da Presidência, Eduardo Carone Costa Júnior, que coordena a implantação do plano de governança, lembrou que a iniciativa levou em consideração o objetivo definido no plano estratégico, aprovado pela Resolução 1, de 27 de janeiro de 2021, cujo o objetivo é desenvolver competências digitais, disseminar a cultura de dados e implantar a governança de dados e de tecnologia da informação no Tribunal de Contas.
“O Tribunal já possui diversos mecanismos instituídos visando o exercício da governança de TI, então, nós não partimos do zero. O que queremos fazer agora é uma nova etapa de amadurecimento institucional e aperfeiçoar aquilo que pode ser aperfeiçoado […] Nossa expectativa é avançar de forma a permitir a elaboração de um plano que atenda às necessidades da casa. Já iniciamos esse trabalho, mesmo não tendo a capacitação executada ainda, porque temos pressa em entregar o melhor resultado possível”, afirmou Eduardo Carone.
Felipe Jácome/Coordenadoria de Jornalismo e Redação
Fonte: Tribunal de Contas de MG