Tribunal de Justiça

Presidente do TJMG recebe exemplar de livro sobre criação da 1ª SAF do Brasil

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, recebeu, nesta quarta-feira (13/9), um exemplar do livro “Futebol S.A: Reflexões históricas, jurídicas e econômicas de quem liderou a criação da primeira Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Brasil”, das mãos do autor, o advogado e presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues.

Not--Sergio-Santos-Rodrigues-entrega-do-livro-Futebol-SA-ao-Presidente..jpg
Desembargador José Arthur Filho com o livro que recebeu do autor, o advogado Sérgio Santos Rodrigues (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Durante o encontro, o autor aproveitou para convidar o presidente e demais magistrados do TJMG para o lançamento oficial da publicação, que ocorrerá nesta quinta-feira (14 /9), na sede da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), na Rua Albita, 194, no bairro Cruzeiro.

O presidente José Arthur Filho agradeceu o presente: “É com muito prazer que recebo esse livro que faz reflexões importantes na área econômica e jurídica sobre a primeira SAF do Brasil. É um livro que lerei com muito interesse.”

Na obra, Sérgio Santos Rodrigues fala sobre o processo de adoção do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pela legislação brasileira e sua experiência como gestor esportivo, liderando a criação da primeira SAF do país, no Cruzeiro. Ele fala ainda sobre as tentativas de profissionalização da gestão do futebol antes da SAF, por meio dos clubes-empresa, e sobre os diferentes modelos de criação das sociedades, a partir da edição da Lei 14.193/2021 (Lei da SAF).

O prefácio do livro foi escrito pelo presidente do Congresso Nacional e autor da Lei da SAF, senador Rodrigo Pacheco. O posfácio ficou a cargo do relator da lei, senador Carlos Portinho.

Sérgio Santos Rodrigues disse que fez questão de trazer o livro e convidar o presidente do TJMG pessoalmente para o evento de lançamento. “Esse livro é fruto do meu amor pelo futebol e pela gestão. Quando identificamos que o senador Rodrigo Pacheco tinha esse Projeto de Lei, vimos que seria fundamental para o futebol brasileiro, sobretudo para o Cruzeiro. Sabíamos que o clube não teria como sobreviver se não fosse uma situação diferente como essa. Então, batalhamos muito para que acontecesse e, agora, como todo bom mineiro, estou contando o caso. O livro conta a história de como trabalhamos, participamos do processo Legislativo, preparamos o Cruzeiro e realizamos a primeira grande venda no Brasil, sobretudo sendo para o Ronaldo, uma figura que todos gostam e conhecem”, afirmou.

Sérgio Santos Rodrigues é advogado, mestre em Direito pela Faculdade Milton Campos e doutorando pela Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal. Atualmente, é presidente do Cruzeiro Esporte Clube, primeira SAF do Brasil. Cursou MBA em Gestão de Entidades Desportivas pela Escola do Real Madrid, na Espanha. Possui diploma de Club Management pela Fifa e de gestor de futebol pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele escreveu os livros “Comentários ao Estatuto de Defesa do Torcedor”; “O Direito passado a limpo”; “Tópicos de Direito Municipal – Vol. 1 e 2”; e “Manual de Direito Desportivo”.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.