Em comemoração ao Dia do MPMG, comarca de Passos, no Sul de Minas, realiza 4ª Semana do Ministério Público, com o tema Infância e Juventude
Para celebrar o Dia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a comarca de Passos promoveu, de 11 a 15 de setembro, a 4ª Semana do Ministério Público, que este ano teve como tema “Infância e Juventude”.
A abertura do evento, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), contou com a presença dos prefeitos de Passos, Diego de Oliveira, e de São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira; do defensor público Thiago Alves Figueiredo; do comandante do 12? Batalhão da Polícia Militar, Leonardo Abdala Guimarães; do delegado regional da Polícia Civil, Paulo Queiroz Ferreira; do presidente da OAB de Passos, Renato Borges Reis; do promotor de Justiça de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Passos, Eder da Silva Capute, que esteve à frente do evento, além de outros membros do MPMG de Passos e região.
Ainda no primeiro dia do evento, o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), promotor de Justiça Mauro da Fonseca Ellovitch, falou sobre internet segura para crianças e adolescentes.
Na terça-feira, a coordenadora regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Sul de Minas, Cíntia Roberta Gomes de Lima, ministrou a palestra “Convivência democrática e estratégias de prevenção contra a violência nas escolas”.
O papel da atenção primária na proteção do direito à saúde das crianças e das gestantes foi o tema da exposição do promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), no terceiro dia do evento.
Na quinta-feira, a promotora de Justiça Paola Domingues Botelho Reis de Nazareth, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CAO-DCA) falou sobre a escuta especializada e o depoimento especial como formas de escuta protegida de crianças e adolescentes.
Encerrando as atividades da semana, o promotor de Justiça de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes, com atuação no Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional de Belo Horizonte (CIA-BH), Márcio Rogério de Oliveira, abordou o direito dos jovens ao trabalho protegido e falou do programa de incentivo à aprendizagem “Descubra!”. Depois da palestra, foram apresentados programas e projetos desenvolvidos pelo IFSUL e Rede Cidadã, que buscam capacitar e encaminhar jovens e adolescentes ao mercado de trabalho.
Durante toda a Semana do Ministério Público de Passos, estiveram presentes membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPMG, representantes das áreas da saúde, conselho tutelar, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, estudantes e advogados.
Fonte: Ministério Publico MG