Uncategorized

Os Verdadeiros Dias de São Benedito

O Brasil é o único país que comemora o Dia de São Benedito em 5 de outubro, graças a uma deferência canônica especial concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, pelo Vaticano, em 1983. Nos demais países do mundo, esta data é celebrada em 4 de abril, data da morte de São Benedito.

so_benedito_1__46066_zoomEm Poços de Caldas, especialmente, o dia do Santo Negro é comemorado em 13 de maio quando se encerra a grande quermesse dedicada a São Benedito.

A data começou a ser marcada em 13 de maio, na fazenda Barreiro, pelos escravos da fazenda, mesmo antes da fundação da cidade, por causa do aniversário do Coronel Agostinho Junqueira, filho do sesmeiro. Depois a festa foi transferida para a cidade, com a chegada do ex-escravo Herculano Cintra, que trouxe a primeira imagem do Santo para Poços de Caldas.  No terreno do antigo cemitério, onde hoje se encontra a Basílica de Nossa Senhora da Saúde, se construiu a primeira capela dedicada ao santo e, também se realizou as primeira festas de São Benedito, na cidade entre os anos de 1904 e 1907. Só mais tarde é que a capela foi mudada para o atual local.

História de São Benedito

Benedito Manasseri nasceu em 1526, na ilha da Sicília, na Itália, em uma família de escravos africanos. Por ser negro, sofreu muito preconceito durante a infância.

A família de Benedito sempre fora muito fervorosa em sua fé católica. Durante a sua infância, Benedito pastorava ovelhas nas montanhas, mas, ao completar 21 anos ingressou numa comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis.

Benedito era conhecido pela sua humildade e desapego aos bens materiais, vivendo uma vida simples e feliz, seguindo os ensinamentos de Cristo e extremas penitências religiosas.

Vários nobres, teólogos, sacerdotes, ricos e pobres procuraram os conselhos e os direcionamentos religiosos de Benedito, transformando-se numa personalidade de grande influência religiosa na cidade de Palermo, onde residia.

Benedito morreu em 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano na cozinha do convento onde trabalhava, em completo desapego às coisas terrenas.

São Benedito foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.

Oração de São Benedito

“Glorioso São Benedito, grande Confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto!

Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Assim seja. Amém!”

2 comentários sobre “Os Verdadeiros Dias de São Benedito

  • Vocês dizem no início do texto que ele morreu em 4 de abril… por isso é celebrado nesta data em todo o mundo, menos no Brasil.

    Mas no final… dizem que ele morreu em 04 de maio

    Resposta
    • Olá Padre Renato, a data correta do falecimento é mesmo 4 de abril, nosso jornalista se confundiu ao escrever o mês da morte no final do texto. obrigado pela observação e obrigado por nos seguir

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.