Manifestação ‘Vidas Trans Importam’ será realizada neste sábado em Poços de Caldas
O Coletivo LGBTQIAPN+ juntamente com o Coletivo Mulheres pela Democracia, Bloco das Fridas e Bloco da Tine, realizam neste sábado, 2, a manifestação pública ‘Vidas Trans Importam’.
O protesto pelas ruas da área central é uma forma de reafirmar a existência e a luta pela sobrevivência de mulheres trans e travestis do município.
A ação acontece depois que duas travestis de 19 e 21 anos foram agredidas por 10 homens na madrugada do dia 17 de outubro no Parque José Affonso Junqueira.
A concentração terá início às 13h30 na Praça do Coreto e a passeata terá início às 14h seguindo pelas Ruas Francisco Salles, Assis Figueiredo com parada no cruzamento com a Rua Prefeito Chagas.
Comissão dos Direitos Humanos
As duas travestis vítimas de um ataque covarde por um grupo de 10 homens foram recebidas pela Comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal.
As vítimas foram acolhidas e ouvidas pelo presidente da Comissão o vereador Diney Lenon (PT) e o vice-presidente Tiago Braz (REDE) e a vereadora Luzia Martins (PDT).
De acordo com o presidente da Comissão foi aprovado um requerimento convidando algumas autoridades para debater o tema Transfobia em Poços de Caldas.
O assunto será debatido durante a próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos na quinta-feira, dia 7 na Câmara Municipal. Foram convidados representantes das Secretarias municipais de Saúde, Promoção Social , Educação, Cultura, CREAS, Coletivo LGBTQIAPN+, além de algumas lideranças.
Crime de transfobia
A Polícia Civil informou que foi instaurado um inquérito para apurar o ataque sofrido pelas duas vítimas, considerado como crime de transfobia. A investigação segue em andamento.