Municipalização da BR 146 pode reduzir acidentes na Av. Vereador Edmundo Cardillo
A municipalização do trecho urbano da BR 146, de responsabilidade do Governo de Minas, pode ser uma solução para diminuir o número de acidentes na Avenida Vereador Edmundo Cardillo, principalmente na região de acesso à Avenida Bianucci.
Este foi um dos assuntos discutidos durante uma série de reuniões realizada na semana passada entre o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, secretários municipais e representantes do Governo de Minas em Belo Horizonte.
As melhorias no trânsito e segurança para os usuários foram discutidas durante uma reunião entre o chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Governo, Gustavo Oliveira Braga de Souza, o prefeito Sérgio Azevedo e o secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro júnior e o coordenador regional do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Marcelo Gazaffi.
De acordo com o secretário municipal de Governo, Paulo Ney de Castro Júnior, o projeto da municipalização da BR 146, que tem o mesmo traçado da Avenida Vereador Edmundo Cardillo, desde o Hotel Floresta até a rotatória da Represa Saturnino de Brito já foi concluído e agora aguarda pela finalização por parte do Governo de Minas.
O projeto prevê uma série de ações e melhorias para melhorar a fluidez do trânsito, e principalmente a redução do número de acidentes. ” O projeto prevê não só a instalação de semáforos no trecho, mas também a possibilidade de construção de novos trevos, melhorias na sinalização, instalação de radares de controle de velocidade, além da conservação e manutenção das vias”, destacou o secretário de Governo.
Em julho de 2022 foram instalados dois radares nos dois sentidos da avenida como forma de obrigar os motoristas e motociclistas a diminuírem a velocidade e assim permitir que outros usuários conseguissem cruzar a via para entrar ou sair da Bianucci.
Porém, muitos ainda não respeitam o limite de velocidade e em muitos casos, a imprudência resulta em acidentes.
No último sábado, 24, um motociclista de 22 anos, inabilitado e uma passageira, de 24 anos, que seguiam pela avenida no sentido centro, ficaram gravemente feridos após bater um carro que cruzava a via para seguir para a zona sul da cidade. A causa do acidente está sendo apurada pela perícia técnica.
Ainda segundo Paulo Ney, a construção do trevo de acesso ao Jardim Centenário, que vai melhorar em muito o fluxo de veículos no trecho, também está dependendo da municipalização.
Atualmente o Município já é responsável pelo trecho da BR 267 entre a Delegacia da Polícia Rodoviária Federal até o traçado que passa pela Wenceslau Braz até a Avenida José Remígio Prezia, na zona leste da cidade.
Saúde
A visita à capital mineira também contou com a presença do secretário-adjunto de Saúde, Carlos Almeida, juntamente com o prefeito e o secretário de Governo apresentaram as demandas da pasta para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccherette e ainda o deputado estadual Mauro Tramonte.