Flipoços recebe grandes nomes da Literatura e do Pensamento Crítico
A programação do 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) tem sido uma das mais ecléticas e históricas de todas as edições. Com mais de 160 convidados e atividades culturais paralelas, que acontecem até o dia 05 de maio, o Parque José Affonso Junqueira se torna palco da I Vila Literária de Minas Gerais, por onde têm passado, e ainda passarão, relevantes nomes da literatura e do pensamento crítico contemporâneos. As atrações contemplam discussões urgentes e oportunas, além de promover destaque a escritores lusófonos, uma mesa comemorativa aos 90 anos de Nélida Piñon e a ilustre presença do imortal, Ruy Castro, um dos grandes destaques da programação.
Na linha diversidade, o Flipoços recebe, nesta quinta-feira (02 de maio), às 17h30, no Palco Sulfurosa, uma mesa dedicada à Literatura LGBTQIA+, com o professor Guilherme Terreri, criador da persona Rita Von Hunty. Mediação de Valmir Moratelli, jornalista e escritor, colunista da Revista Veja.
Na sexta-feira (03 de maio), às 19h, no Hall das Thermas Antônio Carlos, o Festival recebe a Mesa comemorativa aos 90 Anos de Nélida Piñon, com Rodrigo Lacerda (editor da Editora Record), Eric Nepomuceno (tradutor, escritor e cronista) e Karla Vasconcelos, assessora da Nélida. Na oportunidade, será lançado o livro póstumo Os rostos que tenho. Mediação Gisele Ferreira, curadora do Flipoços.
Ruy Castro tem um encontro marcado com o público, no sábado (04 de maio), às 19h, no Coreto Cultural. Ele é reconhecido como um dos mais importantes biógrafos do Brasil, pelos livros O anjo pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues (1992), Estrela solitária – Um brasileiro chamado Garrincha (1995) e Carmen – Uma biografia (2005), além de livros de reconstituição histórica, como Chega de Saudade (1990), A noite do meu bem (2015) e Metrópole à beira-mar (2019). O imortal estará pela primeira vez no Flipoços e apresenta a palestra do tema do Festival 2024 – A crônica nossa de cada dia. Apresentação de Rodrigo Falconi, cocurador do Flipoços.
Também no dia 04 de maio, às 12h, no Coreto Cultural, o evento recebe o encontro sobre Literatura Lusófona, com a especial presença de Cristina Drios, escritora portuguesa residente do Festival, e Pau de Cabinda (Angola). Às 16h30, no Coreto Cultural, a mesa Literatura e História | Leopoldina e Maria da Glória – Duas Rainhas, Vidas e dores, conta com a ilustre presença de Mary Del Priore, historiadora que faz o lançamento do livro homônimo no Flipoços 2024. Editora José Olímpio.
Com o tema “A crônica nossa de cada dia” a programação oferece um mergulho em diversos gêneros literários e, nesta edição, segue sua característica plural, que consagrou o Flipoços como um dos festivais de maior relevância no Brasil.
Dentro dessa linha, o evento recebe, também no dia 04 de maio, às 14h30, no Palco Sesc Sulfurosa, a presença de Sueli Carneiro, renomada professora, escritora e filósofa, que integra a mesa Mulheres Negras e a Reparação da Escravidão, ao lado da escritora Adriana Santana, da escritora e professora Maria José (Tita) e da escritora Helena Vieira. Mediação: Thais Costa.
Eric Nepomuceno é destaque da programação, novamente, no dia 05 de maio, às 12h30, no Palco Coreto Cultural, com a mesa ‘Literatura Latino-Americana’ – “Em agosto nos vemos”, falando do livro póstumo de Gabriel García Márquez, é lançado no ano em que o autor colombiano completaria 97 anos.
FLIPOÇOS
O Festival tem uma programação intensa, com atividades simultâneas que acontecerão no palco central, chamado “Coreto Cultural” e em outros locais, como as Thermas, o Palco Sulfuroso e estabelecimentos parceiros, que receberão os ilustres convidados e a diversidade de temas e assuntos.
Com inúmeros lançamentos exclusivos, o Flipoços recebe convidados de norte a sul do País, além de Portugal, países de língua portuguesa, de Poços de Caldas e de toda a região.
Alinhada com a temática central “a crônica nossa de cada dia” as mesas de bate-papos contam com autores, jornalistas, profissionais, críticos literários e artistas, que vão trazer luz a este gênero literário meio esquecido.
O Festival é uma realização da GSC Eventos Especiais, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Ministério da Cultura. Patrocínios: Rede Itaú, Valgroup, Althaia, Nutrire, Myrallis, Docol, Instituto Chamex e Sylvamo. Transporte Oficial: Viação Santa Cruz. Parceria Cultural: Sesc Minas. Apoio Cultural: Sebrae, Leitura Play, Green PCR, Maple Bear, CNA Inglês Definitivo e Cine Marquise. Apoio de Mídia: Revista Aorta, Revista Philos, Revista Canarana, Revista Aboio, Livronews, Philos, Portal Autêntica, Coluna Bastidores, Rabiscos, Fruta Madura 50+ e Publishnews, Portal de Poços, EPTV, Brand News, Mantiqueira, Jornal da Cidade, Poços Já, TV Poços e Poços Com. Rádio Oficial Jovem Pan Poços. Espaços parceiros: Lascaux Chocolateria, BoldBloom Café e Thermas Antonio Carlos. Patrocínio no Prêmio Literário da Renovagraf. Instituições parceiras Caminhos Gerais e Descubra Poços. Ação Sustentável – Ação Reciclar, Conexão SA. E IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Internet Exclusiva – Telemídia. Festivais parceiros – Filigram – Festival Literário de Gramado, Bienal do Livro de Pernambuco, HackTown, Mostra de Cinema de Fama, MIA, Folio, Flip. Apoio Institucional Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Snel, União Literária de Minas Gerais. Parceria internacional Camões, Embaixada de Portugal e Politécnico de Leiria – CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Social.
Para mais informações entre em contato pelo (35) 3697 1551, acesse o site www.flipocos.com e as redes sociais @flipocos para saber mais.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DESTA QUINTA (02)
- 8h | Palco Sulfurosa | Agendamento Juvenil: O Sapo e a Rosa | Com a professora e escritora Cilene Lima, sobre o livro homônimo. Ao final, a escritora irá autografar os livros.
- 8h | Palco Coreto Cultural | Agendamento Juvenil: Atividade Sesc Minas
- 9h30 | Palco Sulfurosa | Agendamento Juvenil: Pagu: cronista prismática | Com o professor Sergio Montero. O intuito desta conversa é abordar sobre o multifacetado olhar da escritora Patrícia Galvão – Pagu (1910-1962) que se prisma em espaços literários, políticos e existenciais. Para tanto, o professor se debruçou na antologia organizada pelo professor K. David Jackson (Yale University) publicada pela Edusp no ano de 2023. Evoé, Pagu: cronista prismática.
- 9h30 | Coreto Cultural | Atividade Infantil: Show do Chinook, o mascote da Maple Bear. Uma apresentação interativa do mascote mais amado do mundo, levando diversão e conhecimento para todas as crianças em um número musical super divertido!
- 10h30 | Chocolateria Lascaux: Oráculo do Chá | com Carola Trimano | Uma vivência de arte através do Oráculo do chá, que será aplicado com o Oráculo de Potnia, criado pela artista visual Carola Trimano a partir de trechos de poemas do livro homônimo de Leonardo Chioda, com 17 iluminuras representando os 5 elementos e sugerindo um conselho; e um blend de ervas para saborear enquanto se realiza uma prática artística em que cada participante será convidado a realizar a partir da interpretação de seu sorteio individual. Inscrições antecipadas pelo e-mail coordenacao@gsceventos.com.br as vagas são limitadas.
- 13h | Coreto Cultural | Agendamento Infantil: Contação de Histórias | Com a escritora Ana Carolina Marques, baseado na última obra Está no Livro. Ao final a autora autografa livros.
- 14h30 | Coreto Cultural| Agendamento Infantil: Contação de Histórias para Crianças, em inglês. Oferecimento Maple Bear.
- 14h30 | Chocolateria Lascaux | Agendamento Infantil: Desperte o conto em você | Com Cilene Lima, professora e escritora, sobre o livro homônimo.
- 14h30 | Palco Sulfurosa | Agendamento Juvenil e Adulto: O uso da inteligência artificial em processos editoriais | com Clayton Policarpo, que abordará conceitos, aspectos criativos, éticos e expectativa do uso do IA no dia a dia. (público geral, lotação limitada por ordem de chegada)
- 15h30 | Bold Bloom Coffee: Cidautores exercendo sua cidautoria – a relação autores-cidades, circuitos e novos passos para novos escritores | com convidados especiais da Casa Guimarães Rosa, Mercado Editorial e um autor independente. Mediador Samuel Carrasco. Coordenação Carola Castro do projeto Litera-Minas.
- 16h | Coreto Cultural: Literatura Acessível e Inclusiva – Apresentação do livro Centro de Recursos para a Inclusão Digital -CRID – Experiências no/do processo de Inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em Portugal | com Carina Alves, Presidente do Instituto Incluir, Professor Allan Damasceno e Professora Célia Souza. Após, o lançamento do documentário Coisas boas acontecem. Apoio Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – CRID, Leiria, Portugal. (público em geral, em especial, profissionais da inclusão social, digital, professores e entidades que lidam que pessoas com qualquer tipo de necessidades especiais).
- 16h30 | Chocolateria Lascaux: 70 anos à frente: o impacto do polaco-loco-paca Paulo Leminski – um panorama sobre o poeta curitibano, seu período histórico, características poéticas, culturais e o pensamento crítico sobre literatura, arte e cultura | com Emanuel Madeira. (público geral lotação limitada por ordem de chegada)
- 17h30 | Palco Sulfurosa: Literatura LGBT | Com o professor Guilherme Terreri, criador da persona Rita Von Hunty. Mediação de Valmir Moratelli, jornalista e escritor, colunista da Revista Veja.
- 20h30 | Palco Sulfurosa | Festa Levedo & Letras | Oferecimento Loren Truck Beer: Show John Charge | Embarque em uma viagem pelo tempo, em um repertório bastante variado, com releituras acústicas de clássicos do Rock, Pop e Temas de filmes. O músico e cantor garante um show marcado pela interpretação, nostalgia e muita interação com o público!