Inclusão: Teleférico recebe primeira cabine PCD
Em comemoração ao Setembro Verde, que é o mês oficial da luta pela inclusão social das pessoas com deficiência, a CITUR (Circuito Integrado do Turismo de Poços de Caldas) realizou no último sábado, 21, a inauguração da primeira cabine do Teleférico adaptada para cadeirantes. A data, também marcada por seu significado especial – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência – foi escolhida para destacar o compromisso da empresa com a inclusão e acessibilidade.
A construção da cabine para PCD foi um projeto complexo e inovador com inúmeros obstáculos ao longo do caminho, desde a adaptação das estruturas até a implementação de sistemas de segurança específicos, o que exigiu uma abordagem criativa e técnica. O processo envolveu a união de duas cabines para criar um espaço acessível e seguro, o que representou um desafio significativo em termos de engenharia. Além disso, foram realizados diversos testes rigorosos para garantir que a cabine atendesse aos mais altos padrões de acessibilidade e conforto junto à criação de uma rampa móvel para embarque e desembarque, assegurando uma experiência inclusiva para todos.
“Eu fiquei muito feliz, emocionada e muito grata por proporcionarem para a pessoa que tem deficiência viver tudo isso: a emoção de subir, de olhar e ver a vista da cidade e se sentir pertencente. Era um sonho ver isso acontecer, e que eu achava difícil pela logística, por envolver toda uma engenharia. Então isso mostra que é possível tudo, tudo é possível, basta ter iniciativa e vontade,” declarou a Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas, Ana Paula Tranche.
Diversas reformas já foram concluídas, como a construção de sanitários acessíveis, a instalação de uma plataforma elevatória na Estação Centro do Teleférico, a construção de rampas de acesso da Estação da Serra ao Mercado e a adequação de pisos em diversos pontos.
“Sabemos que ainda há muito a ser realizado nos projetos de acessibilidade, mas estamos empenhados em continuar avançando”, afirmou Renato Agostini Neto – Diretor de Operações da CITUR, durante o evento.
A CITUR tem adotado uma abordagem cuidadosa nas adequações dos pontos turísticos, considerando as dificuldades inerentes ao cumprimento das leis de impacto ambiental e a preservação do patrimônio histórico. A empresa também segue as diretrizes do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que promove a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida às atividades turísticas.
A inauguração da primeira cabine PCD e apresentação dos projetos de acessibilidade também contou a com a presença do Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Márcio Augusto Sherman que ressaltou “É um dia muito especial e até histórico para a cidade em termos de do turismo e da acessibilidade. O teleférico é, talvez, o ponto mais visitado e mais conhecido aqui do município e até hoje as pessoas com deficiência física, principalmente, não tinham condição de acessar. A partir de hoje, com essa possibilidade, é um ganho muito grande, não só para os moradores que vão poder desfrutar desse passeio, mas também para quem é de fora.”