DiversosEconomiaMeio AmbienteNotícias

Falta d´água: Morador tira roupa e toma banho em agência da Copasa em Lavras

protesto copasa lavras
O protesto inusitado foi motivado pela falta de água há 5 dias na casa do consumidor – foto reprodução redes sociais

Um morador de Lavras, no Sul de Minas realizou um protesto inusitado na manhã desta terça-feira, 24, na agência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que fica na rua Melo Viana, no centro da cidade.

Indignado com a fata de água no bairro dele há 5 dias, o morador tirou a camisa e as calças e ficou apenas de cueca na recepção do escritório.

Em seguida virou um garrafão de água sobre o corpo e começou a tomar banho ali mesmo.

A Policia Militar foi acionada, mas quando chegou ao endereço, o morador já tinha sido retirado da agência.

O gerente regional da Copasa não quis registrar um boletim de ocorrência, porém em conversa com os policiais, o ele informou que o consumidor foi até a agência para manifestar a insatisfação e indignação por estar sem água em casa há cinco dias.

A falta de água ocorre de forma geral por toda cidade. A Copasa está finalizando uma obra de a interligação da adutora de água bruta, que ligará a captação no rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lavras, ampliando a oferta de água no município em até 42%.

O problema é que com o andamento da obra, a captação de água deixou de ser feita no Rio Grande ficando apenas com Ribeirão Santa Cruz e Água Limpa.

Na semana passada a companhia foi multada pela segunda vez em R$ 2,5 milhões após mais uma violação no abastecimento de água na cidade e pode sofrer um bloqueio de R$ 5 milhões pela Justiça.

A medida foi tomadas depois de várias reclamações quanto à falta de água que impactou no dia a dia dos moradores.

Em nota a Copasa informou que está apurando a situação ocorrida na Agência de Atendimento de Lavras nesta terça-feira (24/09) e que irá tomar todas as medidas cabíveis nesse caso.

A empresa informa ainda que o bairro Pitangui está sendo abastecido no decorrer desta terça-feira.
Sobre as oscilações no abastecimento de água no município de Lavras, a empresa esclarece que elas estão sendo causadas em razão do longo período de estiagem que vem provocando a redução da vazão dos mananciais utilizados pela empresa para a captação de água, especialmente dos córregos Água Limpa e Santa Cruz.
Para minimizar esses impactos, a empresa segue com o Plano de Manobras, que divide a cidade em setores, garantindo o abastecimento de todas as regiões, mesmo que de forma alternada.
Esse plano é atualizado semanalmente, e a versão mais recente pode ser acessada diretamente no site da Copasa, através do link: https://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/imprensa/noticias/plano-de-racionamento.
Além disso, a empresa mantém uma frota de caminhões-pipa disponíveis na cidade para auxiliar no reforço do abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
Para garantir a eficiência desta operação, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil.
Caso algum morador esteja com problemas no abastecimento, a empresa solicita que a ocorrência seja registrada pelos canais de atendimento, informando o endereço completo, para que as equipes façam uma vistoria in loco.
Além da Agência de Atendimento Local em Lavras, os clientes podem contar com o atendimento facilitado e gratuito da Copasa por meio dos canais de relacionamento da Companhia. São eles: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.