Avião supersônico pode ter causado tremor sentido por moradores no Sul de Minas
O Centro de Sismologia da USP informou nesta segunda-feira, 11, que o tremor de terra sentido por moradores de 26 cidades no Sul de Minas não foi causado por um terremoto. A suspeita é de que um avião supersônico tenha sido a causa do tremor.
Moradores de 26 cidades da região, principalmente no entorno do Lago de Furnas, relataram nas redes sociais terem sentido um tremor de terra na noite de sábado, 9, e também na madrugada de domingo, dia 10. Os tremores foram sentidos entre 22h e 2h da manhã.
Os relatos foram registrados nas cidades de Alfenas; Alterosa; Bom Jesus da Penha; Boa Esperança; Botelhos; Campo Belo; Campo do Meio; Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida; Coqueiral; Delfinópolis; Guaxupé; Ilicínea; juruaia; Lavras, Monte Belo; Monte Santo de Minas; Muzambinho; Nova Rezende; Passos; Santana da Vargem; São Pedro da União; São Sebastião do Paraíso; Três Pontas e Varginha.
O Centro de Sismologia da USP informou ao Poçoscom.com, que a Rede Sismográfica Brasileira não registrou nenhum sinal que possa ser identificado como um tremor de terra neste horário reportado pelas pessoas.
“ O fato que poderia explicar o tremor que as pessoas sentiram seria algum exercício realizado pela Aeronáutica com aviões quebrando a barreira do som. Este tipo de evento gera ondas de choque que chegam à superfície e acaba sendo facilmente confundido com tremores de terra.
O problema é que não sabemos se isso pode ocorrer no horário reportado, ou seja, sem a luz do dia. Carece de ser apurado pelas autoridades competentes. A única coisa que podemos afirmar é que não foi um terremoto’, diz a nota.