Torcedora é presa por injúria racial em partida de futsal

A Polícia Civil apura um caso de injúria racial cometida por uma torcedora contra um jogador de futsal, durante a final de um campeonato regional em Ipuiuna-MG, na noite de sexta-feira, 21.
De acordo com a Policia Militar, uma equipe foi chamada até o Ginásio Poliesportivo Professor Licurgo Costa, onde estava ocorrendo a final da 3ª edição da Copa Matos de Futsal, com a decisão entre as equipes do Porto, de Pouso Alegre-MG e Riviera Red Bull, de São João da Boa Vista -SP.
A injúria racial ocorreu no momento em que o jogador do time do Porto foi expulso. Uma testemunha relatou que uma torcedora, de 25 anos do Riviera, passou a chamar o jogador de “macaco e balei preta” no momento em que deixava a quadra.
A partida foi interrompida e os policiais tiveram que intervir para acalmar os ânimos. Uma testemunha indignada com a atitude da torcedora apontou a mulher no meio da torcida, porém diante da presença policial ela negou o crime.
Diante dos fatos a torcedora e o jogador foram levados para o quartel da PM e depois de ouvidos, foi dada voz de prisão para a mulher.
A torcedora foi encaminhada para o plantão da Delegacia Regional de Polícia Civil em Poços de Caldas.
O Riviera venceu a partida por 7 x 3.
Nota de repúdio
Em nota, a organização da Copa Matos de Futsal informou que repudia qualquer ato de racismo, discriminação ou intolerância. A Organização da Copa Mattos de Futsal, em parceria com a Prefeitura de Ipuiúna, vem a público manifestar total repúdio a qualquer ato de racismo, discriminação ou intolerância.
Durante a final da competição, recebemos relatos sobre um possível ato de racismo por parte de um torcedor presente no evento. Imediatamente, tomamos as providências necessárias, encaminhando a situação às autoridades competentes, que irão apurar os fatos e tomar as medidas cabíveis.
Reforçamos nosso compromisso com o esporte como ferramenta de inclusão, respeito e igualdade. Não toleramos, sob nenhuma circunstância, atitudes que firam a dignidade e os valores que defendemos.
A Copa Mattos de Futsal sempre será um espaço de integração e respeito, e continuaremos trabalhando para que todos os envolvidos – atletas, torcedores e profissionais – possam vivenciar o esporte de forma justa e segura.