DiversosEconomiaNotícias

Mulheres do bairro Souza Lima participam de curso de Panificação

Oferecer uma nova oportunidade de renda para as mulheres da zona rural, fazendo o que elas já fazem tão bem. Esse foi o objetivo do curso de Panificação realizado na Panificadora Sustentável “Saber e Sabor”, da Escola Municipal Carmélia de Castro, no bairro Souza Lima, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Ao todo 16 mulheres participaram do curso

A entrega dos certificados das 16 alunas do curso – mães e familiares dos alunos da E.M. Carmélia de Castro – foi realizada na última quinta-feira (13), com direito a um farto lanche da tarde preparado pelas próprias participantes. O prefeito Sérgio Azevedo prestigiou a solenidade e destacou a iniciativa e a efetiva participação da comunidade no curso. “Hoje, o mundo precisa de empreendedores. Quem sabe em um futuro próximo vocês possam ter uma padaria própria”, incentivou.

Já o vice-prefeito Flávio Faria, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, ressaltou a parceria com o Senai. “Esse curso foi realizado a partir da demanda da própria comunidade, inclusive com uma boa perspectiva de futuro em relação à produção”, explicou.

A responsável pelo curso de Panificação foi a instrutora de formação profissional do Senai, Cristiane Miranda Elpídio. Foram 20 horas-aula com conteúdos como massas salgadas, doces e semi-doces, vários tipos de pães, fermentação natural, além de questões administrativas e de gestão de negócios, como custos, por exemplo. “A turma foi muito participativa e interessada, fez muitas perguntas e solicitou dicas. Foi muito interativo e gratificante”, destacou.

O objetivo principal é oferecer oportunidade de renda extra para as mulheres durante todo o ano, já que muitas têm ocupação somente durante o período de colheita do café. “A professora é excelente. Eu já fazia os produtos, mas tive a oportunidade de aprender melhor. A gente está pensando em fazer uma cooperativa para poder vender o que produzimos juntas”, contou a aluna Rosilene Negrini Vieira, moradora da comunidade.

O Senai e a Prefeitura estudam novas possibilidades de capacitação para a comunidade. “O Senai prioriza sempre o atendimento à indústria, mas pela parceria que temos com a Prefeitura de Poços, estamos trazendo esse benefício também para a população da zona rural do município”, ressaltou o gerente da unidade Poços de Caldas, Alexandre Azevedo.

A coordenadora de Fomento Agropecuário, Vanessa Barzagli, está organizando um novo curso sobre laticínios para a comunidade local.

Saber e sabor
A Panificadora Sustentável “Saber e Sabor”, da Escola Municipal Carmélia de Castro, foi inaugurada em 2012 e, desde então, está sob a responsabilidade da servidora Maria Rita Bittencourt Zanetti. No local, são produzidos biscoitos, bolos, doces, bolachas e pães, que são comercializados para a comunidade, além dos pedidos sob encomenda.

Há, ainda, o uso pedagógico do espaço, com aulas semanais de panificação para os alunos da E.M. Carmélia de Castro. “O curso foi muito bom porque muitas mulheres não têm disponibilidade de ir para a cidade. Elas estão com a intenção de formar uma associação ou cooperativa para comercializar os produtos”, disse Dona Rita.

“As mães estão muito felizes e pedindo mais cursos. Ficamos também muito felizes em ver como elas estão empolgadas. Poder proporcionar esses cursos de qualificação na zona rural, sem precisar sair daqui para fazer, foi muito bom para todas elas”, apontou a diretora da unidade escolar, Elizabeth Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.