DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Instituto A promove ações durante o Abril Azul

Uma passeata no centro da cidade marca o início da programação nesta terça-feira – foto Instituto A

Em celebração ao dia 2 de abril, Dia da Conscientização do Autismo, o Instituto A em Poços de Caldas-MG preparou uma programação repleta de atividades ao longo do Abril Azul.


A programação já começa nesta terça-feira, 2, com a realização de uma passeata de conscientização sobre o Autismo. A concentração será às 18h30 na Alameda Poços.

De lá os participantes vestidos de azul percorrem a Praça Pedro Sanches e o Parque José Affonso Junqueira.

A programação vai até o dia 29 de abril, com uma série de atividades voltadas para os autistas e três delas serão abertas para o público em geral.

Confira a programação:

A data, 2 de Abril – Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi criada pela ONU em 2007 , com o intuito de criar é disseminar informações sobre o tema.

A cor escolhida para representar o autismo é o azul , por causa da predominância do diagnóstico em meninos. “ Hoje sabemos que isso não é uma realidade e que o diagnóstico das meninas, muitas vezes, tem que ser mais elaborado.  Mas o azul se mantém como ” cor símbolo “, explica a presidente do Instituto A, Camila Nogueira.

 Instituto A

O Instituto A é uma organização da sociedade civil, OSC , sem fins econômicos, que existe desde 2018 e atende 64 famílias de pessoas autistas.

O Instituto A tem como uma das finalidades promover o acolhimento das famílias em espaço seguro para trocas, falas e escutas, também é feita a orientação sobre direitos e deveres civis dos atendidos .

Para as pessoas autistas o Instituto é um lugar para ComViver, onde a interação social , cerne do autismo, é provocada, respeitando a diversidade de cada indivíduo, promovendo assim autonomia e independência. “Hoje o Instituto tem parceria com a prefeitura de Poços de caldas por meio de um convênio com a Secretaria de Assistência Social e ainda uma parceria com o Instituto Alcoa com projeto de inclusão produtiva,” explicou a presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.