DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Laudo pericial descarta maus-tratos com cavalos utilizados em charretes

charretes poços de caldas
O laudo pericial concluiu que não há maus-tratos cometidos contra os cavalos – foto Roni Bispo

Os advogados da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal divulgaram esta semana a conclusão de um laudo pericial a respeito da saúde dos cavalos utilizados na tração de charretes para os passeios turísticos em Poços de Caldas-MG.


O laudo aponta que não há maus-tratos aos animais utilizados na atividade.

De acordo com um dos advogados a Associação dos Charretistas, Marcelo Brigagão, a perícia foi realizada nos dias 21 e 22 de fevereiro desta ano a pedido do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, após uma ação movida por uma ONG de Proteção Animal e a pedido do Ministério Público.

A perícia foi realizada por uma perita de outro município, indicada pela Justiça e foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar de veterinários, representantes da ONG e pelos charretistas.

Durante o procedimento, foram analisadas as condições físicas dos animais, o estado das charretes, os trajetos percorridos, além do histórico de vacinação e outros exames necessários para verificar o bem-estar dos cavalos.

Segundo o advogado, a perícia revelou que os cavalos estão em boa condição física e saúde e fez recomendações para melhorias na infraestrutura e ajustes no manejo nutricional e ferrageamento, visando garantir ainda mais bem-estar aos animais.

Em setembro do ano passado, a Prefeitura chegou a suspender os alvarás que autorizavam a  circulação das charretes com tração animal no município, porém o decreto foi revogado após decisão da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.