Bombeiros de Poços de Caldas participam de Workshop Internacional

Os bombeiros da Primeira Companhia Independente de Bombeiro de Poços de Caldas-MG estiveram presentes durante o 1º Workshop Internacional de Eletromobilidade e Segurança em Edificações, realizado na última sexta-feira, 6, no Teatro Celso Furtado, no Distrito Anhembi, em São Paulo-SP.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (Fundabom) e Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com apoio do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).
Com foco em estratégias de prevenção e combate a incêndios em veículos eletrificados e convencionais, o workshop reuniu especialistas do Brasil e de outros países para discutir boas práticas e os desafios da integração entre eletromobilidade e segurança nas edificações.
O wokshop, inédito no Brasil recebeu cerca de 1 mil participantes, entre bombeiros, engenheiros, síndicos, construtores, administradores, fabricantes de veículos e equipamentos elétricos, além de interessados no tema.
Foi uma oportunidade única para o público interagir com palestrantes de renome internacional, compartilhar experiências e acompanhar os avanços técnicos e regulatórios da área.
Palestras e workshops internacionais
O workshop contou com as presenças internacionais de Dong Wang, diretor adjunto do Instituto de Pesquisa de Incêndio da BYD, doutorado na Universidade de Ciência e Tecnologia da China e Pós-doutorado na University of Science and Technology of China (USTC) e no State Key Laboratory of Fire Science (SKLFS) em segurança contra incêndio de baterias de lítio.

E ainda contou com a presença do norte-americano Mitch Petersen, capitão do Corpo de Bombeiros e pesquisador convidado do Fire Safety Research Institute (FSRI), que faz parte do Instituto de Pesquisa da Underwriters Laboratories (UL), que mostrou novos estudos sobre a segurança de incêndios desenvolvidos pela (UL) junto aos Bombeiros dos Estados Unidos.
Conhecido como líder global em treinamento, especialista em respostas a emergências e com 43 anos de experiência, Glenn Travor Pröbstl, do Ministério da Defesa da Austrália e da EV Fire Safe Australia, empresa que se dedica à investigação e desenvolvimento de estratégias de segurança contra incêndios em veículos, apresentou dados globais e atualizados sobre as orientações de segurança em edificações e operações de recarga de veículos elétricos.
E por um fim uma palestra com o tema “Supressão tática com mantas de contenção de incêndio e lições de campo”, ministrada pelo alemão Nicolas Koch-Hartke, que trabalha com proteção contra incêndio há 20 anos e com produtos de contenção de incêndio para baterias de veículos eletrificados e íons de lítio há 4 anos.
Palestras e workshops nacionais
O Coronel da Polícia Militar Alexandre Shroder, presidente do Comitê Nacional de Estudos sobre Eletromobilidade e Acumuladores de Energia e Comandante da Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, destacou as experiências internacionais em relação à Formação da Comissão Nacional de Estudos Referentes à Eletromobilidade e Acumuladores de Energia.
E o Coordenador da Comissão Estadual de Estudos sobre Eletromobilidade/SP e vice-presidente do CONASCI (Conselho Nacional de Segurança Contra Incêndio/LIGABOM), o Major Ronaldo Ribeiro fez uma apresentação sobre incêndios tecnológicos atendidos em São Paulo, testes laboratoriais de incêndios em escala real no Brasil e ainda abordará os estudos para a legislação sobre estações de carregamento de veículos eletrificados em estacionamentos.