CulturaDiversosNotícias

Curta-metragem em homenagem ao Mestre Moçambique será exibido neste sábado

O curta-metragem “Joaquim José da Cruz – Negras Memórias” vai encerrar a publicação dos produtos culturais realizados por meio do Edital Especial 11/2020 – Ações Culturais Emergenciais – Cultura Popular, que tem por objetivo fomentar a produção cultural de artistas e fazedores culturais locais neste momento de grave crise ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

Mestre Joaquim faleceu em março deste ano

O vídeo em homenagem ao Mestre Moçambique Joaquim José da Cruz, conhecido como Seu Joaquim, falecido em março deste ano, estreia no Canal do Festival Online Poços Curte em Casa no YouTube neste sábado, 12 de junho, às 20h.

Joaquim José da Cruz nasceu em Campestre no ano de 1935 e foi registrado em Itaú de Minas, onde estabeleceu uma longa trajetória como participante dos Ternos de Moçambique. Seu Joaquim era filho de José Tomaz da Cruz e Maria Gomes da Silva. Foi casado com Nilza Vicente da Cruz, com quem teve dois filhos, Ditinha e Zezé.

Sempre participou das Festas de São Benedito em Poços de Caldas e região, sendo um importante protagonista e mestre das tradições negras religiosas do Sul de Minas. Seu Joaquim era morador da zona sul de Poços de Caldas, onde construiu sua própria casa, no bairro São Sebastião II.

Cultura Popular
Os trabalhos do Edital Especial 11/2020 destacam o protagonismo dos fazedores e fazedoras de cultura popular de Poços de Caldas e são verdadeiras homenagens aos nossos Mestres de Cultura Popular – tanto os que estão conosco presencialmente como Dona Orlanda, Dito Caveira, Seu Ditinho, Sabiá e Pedro Gomes, como aqueles vivos pelo seu legado em nossa memória, como os saudosos Pedro Caiapó, Zé Santana, Seu Amadeu, Dona Mercedes, Luiz Siqueira e Seu Joaquim, que nos deixou recentemente.

Conforme aponta a Câmara Setorial de Cultura Popular, com colaboração do Coletivo Estamos Aqui, o edital foi elaborado levando em consideração a necessidade de preservação, manutenção e estruturação de ações voltadas aos fazedores de cultura que, através de seus modos de vida, garantem a perpetuação de universos culturais, seus conhecimentos e suas técnicas. No contexto de Poços, fazemos referência a congadeiros e congadeiras, Associações e Ternos de Congo, Grupos Caiapós, Folia de Reis, Catira, Terreiros e Comunidades Religiosas de matrizes africanas, assim como erveiros, benzedeiras e outros detentores de saberes tradicionais, além de grupos periféricos associados às culturas negras e urbanas do município, como Hip-Hop e Samba.

“Essa mais que merecida homenagem ao querido Seu Joaquim vai encerrar as publicações do edital de Cultura Popular. Seu legado como protagonista da cultura tradicional do Sul de Minas ficará sempre em nossas memórias”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Serviço
Lançamento do curta-metragem “Joaquim José da Cruz – Negras Memórias”
Data: 12/06/2021
Horário: 20h
Online: bit.ly/canalpocoscurteemcasa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.