CulturaDiversosNotícias

Devotos lotam a Capela de Santo Antônio durante missa em louvor ao Santo Casamenteiro

A Capela de Santo Antônio recebeu os devotos na tarde desta sexta-feira, dia 13 de junho, data  em que celebra o dia do Santo Casamenteiro – foto Pocoscom

Nem mesmo o frio da tarde desta sexta-feira, 13, impediu que os devotos de Santo Antônio comparecem à Santa Missa na Capela de Santo Antônio, no centro de Poços de Caldas-MG.


A centenária capela ficou pequena para receber os devotos, e muitos ficaram do lado de fora e até mesmo em parte da Rua São Paulo, onde a pequena igreja foi construída em 1882.


A celebração desta tarde encerrou o Tríduo de Santo Antônio, que teve início no dia 10 com a realização de missas.

Como manda a tradição, após a missa foi realizada a benção dos Pães de Santo Antônio e em seguida a distribuição dos pães aos devotos.

Tradicionalmente, muitos devotos levam os pães para serem abençoados e outros fazem a doação de centenas de pães para a paróquia para que sejam distribuídos gratuitamente.

O pão de Santo Antônio é sinônimo de caridade, fartura e Eucaristia. Como manda a fé e a tradição, durante as Missas em homenagem ao Dia de Santo Antônio, fiéis doam os pães para serem abençoados.

Quando chegam em casa, os devotos colocam um pedaço do pão nas latas de mantimentos para que não falte alimento em suas mesas.

Além da Capela de Santo Antônio, também será realizada uma missa às 18h30 desta sexta-feira na Basílica Nossa Senhora da Saúde, onde também haverá a benção dos pães.

Santo Casamenteiro

Conhecido como Santo Casamenteiro, Santo Antônio é muito popular principalmente no Brasil e em Portugal.

É um santo cercado por simpatias, folclore e tradições populares. Ele faleceu em 13 de junho de 1231, tornando-se o dia em que é homenageado.

Por tradição, as igrejas católicas realizam as trezenas no período de dia 1º ao dia 13 de junho, data do falecimento de Santo Antônio, em 1.231.

A maioria dos 53 milagres operados por Santo Antônio, é a respeito de problemas com saúde, porém a fama de santo casamenteiro é maior, pois ainda como frade se impôs aos casamentos arranjados por interesses econômicos das famílias e defendia a união entre os casais somente pelo amor entre eles.

Reza a lenda de que o frade Antônio teria desviado doações destinadas à igreja para ajudar uma jovem com o dinheiro do dote para o seu casamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.