DiversosEsporteNotíciasPolícia

Jogadora de handebol é vítima de injúria racial durante competição em Campestre

A Polícia Militar foi chamada pela mãe da vítima após presenciar as ofensas racistas – foto PM

Uma jogadora de handebol de 13 anos foi vítima de injúria racial durante partida entre os times de Campestre e Poços de Caldas, no primeiro dia da fase zonal do Campeonato Mineiro Cadete de Handebol, sediado em Campestre-MG. A injúria foi cometida por uma jogadora de Poços de Caldas, de 19 anos, que estava na arquibancada assistindo ao jogo.


A Polícia Militar foi chamada até o ginásio poliesportivo após ser solicitada pela mãe da jogadora, de 41 anos, que relatou aos policiais que durante a partida entre as equipes das cidades vizinhas, que toda vez que a filha pegava na bola era chamada de “macaca e gorila” pela jogadora de Poços de Caldas, que estava na arquibancada.

A mãe questionou a agressora do porquê estaria ofendendo a filha dela e informou que iria chamar a polícia, momento em que a suspeita da agressão ironizou e disse para fazer o que quiser, pois estaria em Poços de Caldas e deixou o local.

A equipe de Poços representada pela Caldense venceu a partida por 26 a 11. Os dois times voltam a entrar em quadra no sábado, 21, quando se encerra a fase classificatória do Campeonato Mineiro de Handebol Mineiro em Campestre.

Nota de Repúdio

A Federação Mineira de Handebol, responsável pela organização da competição emitiu uma nota de repúdio contra o ato de racismo durante a jogo em Campestre.

A Federação Mineira de Handebol (FMH) vem a público manifestar seu mais profundo repúdio diante de um ato de racismo ocorrido durante partida válida pelo Campeonato Mineiro de Handebol Cadete Feminino 2025 – Zonal A.

O episódio, que fere não apenas os valores do esporte, mas também os direitos fundamentais da dignidade humana, é inaceitável e será tratado com a máxima seriedade e rigor por esta entidade.

A FMH já iniciou a apuração dos fatos e está colaborando com todas as autoridades competentes para que as devidas providências legais e disciplinares sejam tomadas. Não compactuamos com qualquer tipo de preconceito, discriminação ou comportamento antidesportivo. O esporte deve ser um ambiente de respeito, inclusão e igualdade para todos os atletas, comissões técnicas, árbitros, dirigentes e torcedores.

Reafirmamos nosso compromisso inegociável com a luta contra o racismo e todas as formas de intolerância. Qualquer conduta que atente contra esses princípios será combatida com firmeza no âmbito das nossas competições e dentro de nossos regulamentos disciplinares.

A Federação Mineira de Handebol continuará promovendo ações educativas e de conscientização em prol de um esporte mais justo, humano e inclusivo, onde prevaleçam os valores da ética, do respeito mútuo e da convivência saudável.

Racismo é crime. Racismo não é opinião. Racismo não tem espaço no handebol nem em qualquer outro ambiente.

Federação Mineira de Handebol

Compromisso com a ética, o respeito e a justiça no esporte.

Handebol de Campestre é exemplo para o mundo

Campestre tem se destacado em âmbito nacional e internacional tendo como representante a jogadora Bruna de Paula, de 28 anos. A jogadora do Sul Minas e da Seleção Brasileira de Handebol brilhou nas quadras pelo handebol francês.

Bruna de Paula, bicampeã pela Champions League de handebol  leva o nome de Campestre pelo mundo – foto acervo pessoal

Entre 2016/2020 a amadora se destacou no time do Fleury Loiret e em seguida foi eleita a melhor jogadora da liga europeia vestindo a camisa do Nantes até 2011.

Bruna de Paula também atuou pelo Metz (2021/2023) na França antes de se transferir para o Győri, da Hungria, atual time onde acaba se tornar bicampeã pela Champions League de handebol.

Pela Seleção Brasileira, Bruna de Paula participou das Olimpíadas de Tóquio, em 2021 e em Paris em 2024, quando a seleção chegou até às quartas de finais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.