cidadeDiversosEconomiaNotíciasUtilidade pública

Vereador cobra urgência em melhoria do transporte público em bairros da Zona Sul

Moradores que utilizam a linha São Bento/Santa Tereza, que atende também o bairro Tiradentes reclamam do tempo de deslocamento até o centro.  foto Roni Bispo

O vereador Tiago Braz (REDE) apresentou o Requerimento nº 3172/2025, aprovado pelo Plenário da Câmara Municipal de Poços de Caldas na Sessão Ordinária da última terça-feira, 23 de setembro. O documento trata da situação da linha de transporte coletivo São Bento/Santa Tereza, que atende também o bairro Tiradentes, mas que tem sido alvo de diversas reclamações da população devido à superlotação e à falta de horários adequados.


Segundo o parlamentar, tanto o seu gabinete quanto o sistema e-Ouve têm recebido inúmeros registros de moradores relatando dificuldades no deslocamento, que pode levar até 45 minutos até o Centro, gerando grandes transtornos à comunidade. Tiago Braz destacou ainda que a região da Zona Sul passou por um acelerado crescimento populacional, impulsionado por novos empreendimentos imobiliários, o que aumenta a pressão por um transporte público mais eficiente e estruturado.

No requerimento, o vereador questiona se o Poder Executivo ou a concessionária responsável pelo serviço possuem estudos atualizados sobre a demanda de passageiros na região, especialmente no e solicita esclarecimentos sobre os critérios utilizados para a criação de novas linhas ou reforço das já existentes. Também cobra informações sobre a possibilidade de ampliação da linha São Bento/Santa Tereza, o planejamento para disponibilizar uma linha exclusiva ao bairro Tiradentes, a frota atualmente destinada ao trajeto, o número de ônibus em circulação nos horários de pico e se já foram recebidas reclamações ou solicitações formais relacionadas ao transporte coletivo na região.

O documento pede ainda a apresentação de medidas emergenciais que reduzam a superlotação e melhorem o tempo de deslocamento dos moradores e, caso não seja possível a criação imediata de uma nova linha por razões técnicas ou financeiras, que sejam apontadas alternativas para atender à demanda, com o envio de documentos comprobatórios.

“Fizemos este requerimento porque têm chegado constantemente reclamações dos moradores do São Bento, Santa Tereza e Tiradentes referentes à ausência de linhas e horários que atendam a população com qualidade, ao grande intervalo entre os horários e à superlotação, principalmente nos períodos de pico. Estamos cobrando da Prefeitura e da empresa responsável que seja realizado um estudo para apontar melhorias urgentes no atendimento desses bairros, seja por meio da criação de uma nova linha exclusiva ou pela ampliação dos horários e da oferta de veículos extras nos períodos de maior movimento”, afirmou Tiago Braz, ressaltando que a situação exige ação imediata. “É fundamental garantir comodidade e conforto para os trabalhadores estudantes, tanto na ida quanto na volta das duas atividades diárias. O transporte público precisa acompanhar o crescimento da cidade e respeitar a dignidade dos usuários”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.