Discussão sobre o fim das charretes é retomada após incidente com cavalo na João Pinheiro

Um vídeo de um cavalo da Associação dos Charretistas de Poços de Caldas sendo socorrido por um dos charretistas e populares na manhã deste domingo, 5, reacendeu a discussão sobre o fim do passeio turístico com tração animal na cidade. As imagens mostram o animal sendo colocado de pé, após ter caído no chão, em frente a um restaurante ao lado da Antiga Estação da Fepasa.
A charrete estava sendo conduzida pelo presidente da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Poços de Caldas, Francisco Carlos. Ele informou que a charrete estava vazia e parou em frente ao restaurante para pegar uma marmita.
O cavalo foi amarrado a um poste e teria se assustado com um veículo que encostou na charrete. Segundo o presidente o caso foi um incidente e não foi maus-tratos ou exaustão do animal.
A cena serviu para a retomada da discussão sobre o fim da atividade do serviço na cidade. O prefeito Paulo Ney (PSD) usou as redes sociais para dizer que tomou conhecimento do fato e que havia recebido inúmeras mensagens de apoiadores da causa animal cobrando um posicionamento do Chefe do Executivo sobre a situação das charretes.
O prefeito ressaltou que enviou o Projeto de Lei para Câmara Municipal que trata sobre o fim da atividade na cidade e que a decisão está nas mãos dos vereadores.
O Projeto de Lei foi enviado em junho para a Câmara Municipal e está em andamento nas Comissões aguardando um parecer.
Pela proposta o passeio turístico com tração animal seria encerrado em até 90 dias a partir da sanção da lei. Os cavalos seriam substituídos por carruagens elétricas, nos moldes do protótipo apresentado em outubro de 2022, quando foi anunciado o fim do serviço pelo então prefeito Sérgio Azevedo.
Os charretistas vão receber uma indenização no valor de R$ 15.180,00.
A atual proposta foi recusada pelos charretistas, inclusive foi tema de discussão em mais uma audiência pública realizada em agosto deste ano, que teve de ser encerrada após os ânimos exaltados pelo público favorável e contrário às charretes, presente no Plenário.
Atualmente o passeio turístico com charretes em Poços de Caldas é realizado por 39 charretistas da Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal, que trabalham e esquema de revezamento ao longo da semana.