Saúde descarta suspeita de intoxicação por metanol em paciente internado em Poços de Caldas

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, informa que foi descartado o caso suspeito de intoxicação por metanol registrado nesta segunda-feira, 6 de outubro.
Na manhã desta segunda-feira, um homem de 25 anos, morador de Poços de Caldas, procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com quadro clínico compatível com intoxicação por metanol.
Imediatamente, foram realizadas as notificações obrigatórias, conforme estabelece a Nota Técnica do Ministério da Saúde, e acionado o plano de contingência municipal, que incluiu a transferência do paciente para a Santa Casa e a busca ativa do antídoto específico para o tratamento.
Com a notificação, o caso foi incluído como suspeito no boletim epidemiológico nacional do Ministério da Saúde.
Contudo, ainda na noite de segunda-feira, o exame laboratorial da amostra de sangue testou negativo para metanol, levando ao descarte oficial do caso. A próxima atualização do boletim nacional refletirá essa informação.
O paciente segue internado na Santa Casa, em observação, e apresenta bom estado de saúde.
A Secretaria de Saúde reforça que, graças ao plano de contingência previamente estabelecido, todas as medidas foram adotadas com agilidade e eficiência, e que a rede hospitalar municipal está plenamente preparada para o atendimento em situações como esta.