A FOTO E O FATO – O CASO DA VAQUINHA LPC
Nos tempos de antanho, como diriam os mais antigos, havia leiteria e logo cedo as pessoas iam com suas leiteiras, (que não era uma vaca mas sim, uma vasilha para se por leite) na maioria das vezes de alumínio ou vidro. Então se comprava o leite e levava para casa. Essa rotina se estendeu até que o Xixo, (Moacir Carvalho Dias) inventou de ensacar o leite em embalagens plásticas.
Surgiram então os saquinhos de leite. Isso antes dele ir a Frnça e voltar com a ideia de fazer yogurte, o que todo mundo falava que era locura e que as pessoas não iam comprar tal produto.
Para lançar os produtos da cooperativa Laticínios Poços de Caldas, foi contratado um publicitário de renome, que para criar o símbolo do leite, veio a Poços de Caldas, se hospedou em um hotel de luxo, evocou todos os deuses da criação e até um outro Deuse chamado Lavousiere, aquele que disse que nada se cria….. depois de muitos dias de concentração o gênio apresentou uma vaquinha toda dengosa que passou a ser a logomarca do produto.
Pegou a grana e foi se embora. Poucos meses depois, saiu um publicação de um anuário que mostrava as principais logomarcas e simbolos nacionais e internacionais. E não é que o “gênio” da criatividade apenas teria usado o tal do “nada se cria. Tudo se copia” e fraudulentamente apenas tinha copiado o desenho da vaquinha de uma outra empresa e apresentado como sua criação!
Foi assim, meio no sufoco que se procurou um publicitário local e o Paulinho realmente criou uma logomarca sulfurosa, a vaquinha que aparece no nome da leiteria e, ele passou a ser conhecido como “O Paulinho da Vaquinha.” Saudades da Leiteria Poços de Caldas, alí na Rua Rio de Janeiro. ao lado do hotel Saturno.