A “revolta dos bichos”: bombeiros resgatam capivara em academia e um lagarto que se escondeu em uma casa
As equipes do Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas atenderam a duas ocorrências inusitadas nesta quinta-feira, 10, em Andradas e em Poços. Os bombeiros resgataram uma capivara e um lagarto.
O resgate mais inusitado foi o de uma capivara que estava dentro de uma academia de ginástica em Andradas.
Os bombeiros militares foram até o centro da cidade e verificaram que o animal estava em uma das salas de ginástica. Com uso de cordas e equipamentos específicos de salvamento, os militares conseguiram encurralar o animal e capturá-lo. O animal foi solto em seu habitat, longe da aglomeração urbana e sem danos.
Já em Poços, os bombeiros realizaram a captura de um teiú, uma espécie de lagarto. O réptil estava no interior de uma residência no bairro Jardim Planalto, região central da cidade.
O lagarto foi encontrado escondido no meio de um amontoado de roupas. Foi necessário utilizar equipamentos específicos de captura para realizar o salvamento do animal, que foi solto em seu habitat, longe da cidade.
Nos últimos dias vem sendo registrados avistamentos e resgates de animais em Poços e na região, principalmente depois do aumento do número de queimadas e incêndios florestais.
Sem o habitat natural, muitas espécies acabam invadindo o perímetro urbano em busca de abrigo e principalmente alimento.