Projeto “Trilha Criativa” oferece formação na área de gestão de carreira para agentes culturais

Dividir conhecimento. Essa é a meta da contadora de histórias Gabriela Cardoso Gonçalves, a Gabi, aluna do projeto de Incentivo à Cultura “Trilha Criativa”, da escola de empreendedorismo A Guarda-Chuva, que tem como incentivador cultural o Ateliê do Software, com apoio da Prefeitura de Poços de Caldas.

O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira de forma remota

O curso é voltado para atores da economia criativa: músicos, compositores, dançarinos, artesãos, pintores, atores, artistas circenses, agentes, produtores e gestores culturais, agentes da cultura popular e demais integrantes da cena cultural, com o objetivo de promover o desenvolvimento da gestão da carreira artística.

O primeiro encontro foi realizado na última quarta-feira, 9 de setembro, de forma remota, por conta da pandemia do novo coronavírus. Inicialmente, o projeto previa a oferta de 15 vagas. As inscrições foram realizadas por meio de formulário online, no período de 20 de agosto a 02 de setembro, totalizando 32 inscritos. Foram selecionadas 20 pessoas, sendo cinco com bolsas ofertadas pela A Guarda-Chuva.

“O processo de seleção priorizou os inscritos que não participaram de formações anteriores em gestão de carreira, incluindo também os critérios de gênero e raça, proporcionando maior diversidade e contribuindo para ações afirmativas”, informa a coordenadora Thais Costa.

O curso propõe atividades reflexivas e práticas sobre gestão de carreira, empreendedorismo, dinheiro e propósito, além de apresentar aos agentes culturais caminhos para que sejam cada vez mais empreendedores, financeiramente sustentáveis e fortalecedores do ecossistema criativo.

O percurso

A Trilha Criativa conta com 16 horas de duração, divididas em oito encontros de duas horas cada, em plataforma online. São exploradas quatro dimensões importantes dentro de toda carreira artística: identidade, relações, processos e recursos.

A caminhada teve início nesta semana e segue até 28 de outubro. “Adorei o primeiro encontro, foi descontraído, de fala fácil, amei essa troca nesse primeiro instante”, conta a aluna Gabriela Cardoso Gonçalves, que atua nas culturas de matrizes africanas e é suplente no Conselho Municipal de Política Cultural.

“Não me entendia como uma fazedora de cultura até pouco tempo, sou contadora de histórias, acho importante passar para as crianças e adolescentes essa cultura de muita ancestralidade, trazendo os cânticos e Itans, tudo de uma forma bem lúdica”, destaca Gabi. “Minha expectativa ao final da trilha é compartilhar esse conhecimento com meus amigos da cultura popular, inclusive porque esse grupo tem essa demanda de informações”, completa.

A Trilha Criativa tem como facilitadoras Rafaela Jacon Dutra e Gabriela Severini, com coordenação de Thais Costa. “Ao final da Trilha Criativa espero que os artistas tenham conseguido desbravar esse caminho para chegar à paisagem bonita, que seria a sua própria carreira. Desejo que eles saiam da Trilha Criativa com uma visão ampla do que precisam fazer para conquistar o que se quer na carreira artística. O artista terá mais consciência do porque ele faz o que faz, como ele pode aprimorar a sua arte, com quem se relaciona, dos recursos que possui e dos recursos que ainda precisa adquirir, ou seja, terá uma consciência ampliada da sua carreira”, analisa a facilitadora Rafaela Jacon Dutra.

A Guarda-Chuva

A escola de empreendedorismo e inovação social A Guarda-Chuva atua na formação de empreendedores sociais no sul de Minas Gerais desde 2015 e apoia iniciativas de impacto positivo em Poços de Caldas e região, visando estimular a participação de investidores e voluntários. A Guarda-Chuvaé uma empresa com fins sociais que utiliza a educação como ferramenta de trabalho para formar empreendedores sociais e ajudá-los a desenvolver iniciativas que promovam mudanças positivas no território.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.