NotíciasSaúdeUtilidade pública

AACD e ADEFIP anunciam fusão entre as associações

A partir do mês de agosto, a AACD (Associação de Assistência à Criança com Deficiência) e a ADEFIP (Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas) vão se fundir e a ADEFIP passará a atender os pacientes das duas instituições. O anúncio da fusão ocorreu na tarde desta quinta-feira, 20, no gabinete do prefeito Sérgio Azevedo .Com a união as duas instituições vão compartilhar expertises e conhecimento.

O anúncio aconteceu no gabinete do prefeito – foto Roni Bispo/Poçoscom.com

A partir de agosto, todos os pacientes da AACD serão atendidos pela ADEFIP alinhados com os protocolos da Associação de Assistência à Criança com Deficiência. As duas instituições estarão em contato constante, realizando monitoramento periódico dos trabalhos e sempre dividindo aprendizados quando houver evolução no tratamento de alguma patologia.

O anúncio contou com a participação do prefeito Sérgio Azevedo, do vice-prefeito, Julio César de Freitas, o vereador Flávio Togni Silva, um dos responsáveis pela vinda da AACD para Poços em 2009, a presidente da ADEFIP, Ana Paula Tranche e de forma remota,o diretor executivo da AACD, Valdesir Galvan .

De acordo com Galvan, com a fusão, a ADEFIP se junta ao projeto de Cooperação Técnica da AACD, que tem como objetivo levar a expertise e o padrão de excelência da AACD a diversas partes do Brasil, para beneficiar mais pacientes com deficiência física que precisam de assistência. Os profissionais da área clínica e terapêutica da AACD oferecerão treinamento à equipe da Adefip pautado nos protocolos clínicos e conhecimento em reabilitação física adquiridos ao longo de sua história. “Hoje, já realizamos esse mesmo tipo de parceria com outras três instituições: Centro de Reabilitação Nice Aguiar da Santa Casa de Jequié, Instituto Baiano de Reabilitação e ARCD (Associação de Reabilitação da Criança Deficiente) de São José do Rio Preto. Os protocolos clínicos que desenvolvemos ao longo de 70 anos de história seguem à disposição dos pacientes de Poços de Caldas, que certamente continuarão tendo o melhor tratamento possível”, disse Galvan.

No dia 25 de fevereiro, A AACD completou 10 anos de fundação em Poços de Caldas. A instituição realiza em média 110 atendimentos/dia. Ao todo são 24 funcionários e desde 2018 passou a atender apenas pacientes de Poços de Caldas e para isso recebe um repasse de R$ 110 mil/mês do município por meio de convênio. O restante dos custos são complementados pela instituição.

O prédio onde atualmente funciona a AACD de Poços de Caldas será repassado à Adefip, que a partir de agora fica responsável pela administração, pacientes e contratação da equipe de profissionais. O Executivo vai encaminhar um projeto de lei para Câmara que trata da questão do repasse de recursos por meio de convênio,  bem como o imóvel.

O prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo reforça a importância dessa união, que será revertida em prol dos atendidos. “É muito importante que tenhamos essa união de forças entre as Associações e consequentemente mais pessoas serão beneficiadas no município. A AACD sempre prestou um serviço de alto nível em Poços e agora com a Adefip, uma instituição local, muito bem administrada e com excelentes profissionais no seu quadro, toda a cidade só tem a ganhar,” disse o prefeito.

Para a presidente da ADEFIP, a união das instituições é a soma do trabalho realizado na cidade, uma vai complementar o atendimento da outra. Até a oficialização da fusão o atendimento continua da mesma forma nas duas instituições. Juntas as associações realizam uma média de 6 mil atendimentos mês e a expectativa é que o número de pacientes possa ser ampliado. “A ADEFIP acredita muito nessa Cooperação Técnica e tem a certeza que sempre será feito o melhor para todos os atendidos, que são a razão de ser de ambas as instituições. Somos uma instituição com 34 anos de atuação em Poços de Caldas e região e já atendemos o mesmo público alvo. Nosso lema é que Juntos Somos Mais, com a Cooperação Técnica teremos ainda mais oportunidades de ampliar conhecimentos, algo que ADEFIP busca sempre e oferece para seus colaboradores, pois acreditamos e lutamos por uma formação continuada”, destacou na Paula Tranche.

Criada há 34 anos a ADEFIP realizou em 2020 57.686 atendimentos

Atualmente a ADEFIP atende a 265 pacientes por dia. No ano passado foram realizados 57.686 atendimentos gratuitos. Foram entregues 18 cadeiras de rodas adaptadas, além de confeccionar 23 órteses de membro superior. A ADEFIP ainda realizou 753 assessorias escolares em 54 escolas participantes e capacitou 60 pessoas com deficiência através de cursos profissionalizantes.

Em reconhecimento pelo trabalho prestado ao longo dos 34 anos a ADEFIP já recebeu inúmeros prêmios em âmbito nacional e internacional: Prêmio Entidade Exemplar Comunitária Nota 10 USAB , Reconhecimento pelo Projeto Possibilidades de Aprender selecionado pelo Criança Esperança, Lançamento do Projeto Inclusão Escolar como Case, Melhores ONGS, Selo Doar, Prêmio Special Tribute Internacional Europeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.